Quixeramobim: último fim de semana de férias da Casa de Antônio Conselheiro terá programação diversificada

compartilhar no:
De sexta (29/07) até domingo (31/07), a Casa de Antônio Conselheiro terá show, feira agroecológica e cultural, oficina de bordados, lançamento de revista e apresentações musicais. Foto: divulgação

No último final de semana das férias, a programação da Casa de Antônio Conselheiro de Quixeramobim, equipamento da Secretaria de Cultura do Ceará gerido pelo Instituto Dragão do Mar, vai estar animada. De sexta (29/07) até domingo (31/07), a Casa vai receber a 1ª Feira Agroecológica e Cultural do Belo Monte; oficina de bordados com a Artista Vistual Simone Barreto; Lançamento da Revista “O Sensível das Mãos”; show musical com David Einstein; Vivência Lúdica com a Cia Lamparim e muito mais. Toda a programação é livre e gratuita. Vocês não podem perder!

Feira, bate-papo e show

A programação especial de férias já começa na sexta, a partir das 16 horas. Agricultores e agricultoras familiares do Sertão Central vão comercializar alimentos vindos direto de quintais agroecológicos na 1ª Feira Agroecológica e Cultural do Belo Monte. A feira é resultado da parceria do Instituto Antônio Conselheiro e a Casa de Antônio Conselheiro. Haverá ainda música e arte popular. Às 19h30, haverá a 97ª Edição do Papo Cultural promovido pela ONG Iphanaq com o sindicalista Ednilo Costa. À noite se encerra com o canto David Einstein e banda tocando MPB, reggae e pop rock.

Bordados e revista

Artista Vistual Simone Barreto estará em Quixeramobim ministrando a Oficina “Bordar com resistência”. Foto: divulgação

No sábado, a Artista Vistual Simone Barreto estará em Quixeramobim ministrando a Oficina “Bordar com resistência”. A proposta da oficina é que os participantes sejam instigados a bordar palavras que ativem em seu corpo a ideia de resistência e que reflita a sua prática cotidiana de resistir a partir das reflexões trazidas nas obras presentes na Exposição Tramas de Belo Monte, em cartaz na Casa, e da memória de Antônio Conselheiro. Também serão feitos bordados de elementos da flora resistente de Belo Monte em tecido de algodão cru e utilizando três pontos básicos de bordado livre. As inscrições devem ser feitas pelo formulário disponibilizado no endereço https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdNmGpUYc0kxW_K6be7w0n_9OUcNFCFiKO_668CcKeECn6Amw/viewform

No mesmo dia, às 16h30, será lançada a Revista “O Sensível das Mãos”, projeto contemplado pela Lei Federal Aldir Blanc (Edital Municipal). A publicação conta a trajetória de importantes personagens da cidade de Quixeramobim: Dona Raimunda e Seu Oziel, casal que é reconhecido na cidade por prepararem uma iguaria regional, a panelada; Osmar Pimentel, o Pirulito, pandeirista e pescador; e do agricultor e pecuarista Josimar Bernardino, o Seu Josa. Durante o lançamento, haverá distribuição de exemplares da publicação ao público e uma apresentação muscial com Pirulito e o Sanfoneiro Antônio Segundo com seu Regional (zabumba e triângulo).

Vivência Lúdica

Cia Lamparim, coletivo de circo, teatro e palhaçaria. Foto: divulgação

No domingo, às 16h30, a criançada vai curtir muito o que a Casa de Antônio Conselheiro reservou para elas. A Cia Lamparim, coletivo de circo, teatro e palhaçaria de Quixeramobim, vai apresentar uma Vivência Lúdica. Mas a atração vai agradar o público de todas as idades.

Exposição Tramas de Belo Monte

A Exposição “Tramas de Belo Monte”, com obras de Luci Sacoleira, Simone Barreto, Renata Santiago e Tibico Brasil, permanece aberta à visitação. As visitas podem ser feitas às terças e quartas (de 8h às 12h e de 14h às 18h) e de quinta a sábado (de 14h às 21h). Não há necessidade de agendamento.

SERVIÇO

Casa de Antônio Conselheiro

Rua Cônego Aureliano Mota, 210 – Quixeramobim

Mais informações: (88) 99729.5223

Assessoria de imprensa: Viviane Lima (31) 99459.4883 whatsapp / (88) 98182.8462