Chuva surpreende municípios do Sertão Central e atinge 46 mm em Ibaretama

compartilhar no:
Chuva em Ibaratama nas últimas horas foi a terceira maior do Ceará segundo dados da Funceme (Foto ilustrativa: redes sociais/arquivo/Antero Rosa)

Região Central: Quebrando um jejum de quase um mês, a região do Sertão Central voltou a ser banhada por chuvas em quantidade expressivas. Pelo menos três municípios da região estão entre os que apresentaram as maiores chuvas do Ceará nas últimas 24 horas.

As informações são da Fundação de Meteorologia e Recursos Hídricos do Ceará (Funceme), e compreende o intervalo entre às sete da manhã de sexta-feira (1°), até às sete da manhã deste sábado (2). No período o órgão registrou chuva em nove municípios da região Central: Senador Pompeu, Canindé, Caridade, Banabuiú, Ibaretama, Quixadá, Quixeramobim, Pedra Branca e Boa Viagem.

De acordo com a Funceme, a maior chuva entre as nove cidades foi em Ibaretama, que registrou 46 mm de acúmulo. Quixadá surge logo em seguida como o segundo município com a maior chuva na região, tendo acumulado 41 mm. Já Banabuiú registrou um acumulado de 40 mm.

A última vez que a região Sertão Central havia sido banhada por chuvas expressivas foi no dia 5 de junho. De lá para cá, as chuvas se apresentaram de forma localizada e somente ontem, voltaram a ter um acumulado maior do que o habitual. Os registros surpreendem também pelo fato de que estamos já na primeira semana de julho, o segundo mês após o fim do período chuvoso.

Em todo o Ceará a Funceme contabilizou chuva em 55 municípios. As duas maiores, com igual acumulado, foram em Fortaleza e em São Gonçalo do Amarante, com 58 mm. Jaguaretama registrou 54 mm e Ibaretama aparece em seguida com 46 mm de chuva entre os maiores acumulados da região.