Saúde de Banabuiú é destaque em avaliação dos indicadores do programa Previne Brasil

compartilhar no:
O programa Previne Brasil, instituído em 2020 pelo Ministério da Saúde, é um novo modelo de repasse das transferências. Foto: divulgação

O Ministério da Saúde divulgou a avaliação consolidada do Indicador Sintético Final (ISF) do programa Previne Brasil, posicionando Banabuiú em 3º lugar da Região do Sertão Central, a 17º posição no Ceará e a 159º colocação ao nível nacional, dados referentes ao primeiro quadrimestre de 2022.

O programa Previne Brasil, instituído em 2020 pelo Ministério da Saúde, é um novo modelo de repasse das transferências para os municípios brasileiros que considera 7 indicadores, partindo do princípio de um modelo que foca no aumento do acesso aos serviços da Atenção Primária à Saúde e o vínculo entre a equipe de saúde e a população do município.

Aumentando 17,48% da nota entre o último quadrimestre de 2021 e o primeiro quadrimestre de 2022, Banabuiú alcançou a nota de 9,41 no Indicador Sintético Final (ISF), representando 94,10%.

Segundo o Ministério da Saúde, o programa equilibra valores financeiros per capita referentes à população efetivamente cadastrada nas equipes de Saúde da Família (eSF) e de Atenção Primária (eAP), com o grau de desempenho assistencial das equipes somado a incentivos específicos, como o horário de atendimento, equipes de saúde bucal, informatização (Informatiza APS), dentre outros tantos programas.

O Secretário de Saúde de Banabuiú, Weyber Nobre, destaca que a nota do indicador do programa é fruto do esforço e da execução de uma política pública em saúde de qualidade desempenhada por todos os profissionais que compõe a gestão municipal e a Secretaria de Saúde.

O secretário ainda destaca ser fundamental a valorização das ações desempenhadas desde a Agente Comunitária de Saúde que está em contato diário com a população até o Prefeito Edinho Nobre que proporciona ações como a informatização das Unidades Básicas de Saúde, a aquisição e novos equipamentos como eletrocardiogramas para todas as UBS’s, dentre outras ações que visem atender a população com qualidade e o respeito que merecem.