Prefeito de Banabuiú passa por cateterismo após sentir ‘desconforto’ e cancela agenda por 48 horas

compartilhar no:
O gestor teria sentido desconfortos e foi submetidoao procedimento após realizar exames (Foto: divulgação/Prefeitura de Banabuiú)

Região Central: O prefeito do município de Banabuiú, Francisco Hermes Nobre, o Edinho, foi submetido a um procedimento cirúrgico de angiografia coronária, conhecido popularmente como cateterismo. O político passou pela intervenção médica após sentir desconfortos e passar por uma série de exames, o que apontou para a necessidade de realizar o cateterismo.

Edinho Nobre tem 65 anos. De acordo com o filho, Weyber Nobre, esta é a primeira vez que ele passa por este tipo de procedimento. Weyber confirmou ao Revista Central que o pai precisou fazer o catetrismo depois de apresentar diferenças em seu quadro de saúde. “Ele (há) alguns dias já vinha sentindo alguns desconfortos. Foi fazer exames e deu uma alteração, onde foi necessário realizar o procedimento”, confirmou o filho.

De acordo com a literatura médica o cateterismo é utilizado, entre outras necessidades, para avaliar se as artérias que irrigam o coração estão entupidas, desobstruir artérias ou válvulas com acúmulo de gordura, descobrir se existem lesões nas válvulas do músculo cardíaco, além de verificar a existência de alterações na anatomia do coração não confirmadas por outros exames.

O procedimento é rápido e minimamente invasivo, utilizando anestesia local. Com um corte feito ou na pele da virilha ou no antebraço, os médicos inserem um catéter que segue até o coração para realizar os procedimentos. Tudo leva em média cerca de 30 minutos. Apesar de não ser grave o procedimento é considerado delicado em função dos problemas que ele se propõe a descobrir.

Weyber Nobre confirmou que Edinho passou pelo cateterismo na última quinta-feira (2) em um hospital de Fortaleza e no mesmo dia recebeu alta. Ele está na casa de filhos na Capital onde descansa por recomendação médica. Ainda de acordo com Weyber Nobre, Edinho está afastado das funções da gestão administrativas por 48 horas para seguir o período de repouso indicado. A inauguração de um prédio público em Banabuiú que leva o nome da mãe do prefeito, marcado para acontecer nesta sexta-feira (3), foi adiada.

No twitter, Edinho falou sobre as mensagens de apoio que recebeu e disse que esá bem. “Passando aqui para agradecer todas as mensagens de carinho e apoio. Quero informar que já realizei o cateterismo que fui submetido e já encontro em repouso necessário após o procedimento. Logo mais estarei de volta ao nosso Banabuiú para seguir minha agenda e nossas ações”, escreveu.