População de Solonópole recebe brinquedopraça e academia ao ar livre

compartilhar no:
A academia ao ar livre é aberta à população, e possui 11 equipamentos para fortalecimento da musculatura, alongamentos e correção postural. Foto: divulgação

“Essa brinquedopraça veio para contribuir muito, porque todos os dias eu trago a minha filha. Ela brinca, se diverte. É uma forma de estar se exercitando também, não só ela brincando, mas eu como mãe”, contou agradecida, a dona Odília Mendes, moradora do município de Solonópole.

O equipamento foi entregue à população, nessa quinta-feira (9), junto de uma academia ao ar livre. O evento contou com as presenças do secretário executivo da Proteção Social da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Francisco Ibiapina, e da prefeita de Solonópole, Ana Vládia Nogueira Pinheiro Jucá.

“São espaços como esse, qualificando uma praça bonita, do Centro de Solonópole, que vão permitir que as famílias possam vir aqui, trazer suas crianças, conviver, fortalecer vínculos, fazer dessa cidade um lugar melhor e mais bonito de se viver”, destacou o secretário executivo da Proteção Social da SPS.

Com a inauguração, chega a 489 o número de equipamentos entregues pelo Programa Mais Infância Ceará, incluindo 88 CEIs e 192 brinquedopraças. Juntos, os dois equipamentos de Solonópole ocupam áreas de 350 m², fomentando espaços de lazer, educação infantil e socialização para as famílias do interior cearense. O investimento total foi de R$ 165 mil.

Prefeita agradece
Ana Vládia Nogueira, prefeita do município, expressou sua alegria ao receber oficialmente os dois equipamentos. “A entrega desta brinquedopraça é mais uma ação para cuidar da vida dos nossos pequenos, cuidar do brincar de cada um. É investir no seu desenvolvimento. Esse espaço de lazer vai atender crianças de três a doze anos. A gente vê diariamente essa pracinha lotada de crianças e é muito gratificante ver isso”, comemora. “Cuidem com carinho desse equipamento porque a brinquedopraça é de vocês”, completou.

Orlani Bezerra chegou cedo para aproveitar a academia. “Esse equipamento vai me ajudar muito. Eu não posso pagar uma academia, tenho problemas de saúde e o médico me prescreveu fazer um exercício, não muito, mas todos os dias”, relata. “Estou vindo de 17h30 até 19h para fazer bicicleta, alongamento nos braços… E aqui eu também faço amizades, converso. Acaba sendo um momento feliz, de encontro com os amigos”.

Estrutura
Construídas e equipadas pela SPS, por meio do Programa de Apoio às Reformas Sociais (Proares III), as brinquedopraças são espaços de lazer para crianças projetados com toda a segurança necessária. Contam com gradil, piso emborrachado anti-impacto e playground com sete brinquedos.

A academia ao ar livre é aberta à população, e possui 11 equipamentos para fortalecimento da musculatura, alongamentos e correção postural. Entre eles estão simuladores de bicicleta, esqui, caminhada e de cavalgada, volante vertical duplo, alongador três alturas, twist lateral duplo, de rotação diagonal dupla e multi exercitador com seis funções, todos com placas de orientação para correta atividade.

Educação Ambiental
Desde o fim de 2019, nas entregas de Praças Mais Infância, Centros de Educação Infantil e Brinquedopraças, são realizados plantios nos equipamentos e doações para a população local de mudas de plantas arbóreas, frutíferas e ornamentais. A ação é executada pelos técnicos da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) com o auxílio de crianças da região. Esse contato com a natureza promove a educação ambiental e o desenvolvimento sustentável.