Morte de adolescente de 14 anos na UPA de Quixadá gera comoção social

compartilhar no:
Pedro Luan morreu ao apresentar complicações no quadro clínico durante atendimento na UPA, afirma a mãe (Foto: reprodução)

Quixadá: Um caso ganhou as redes sociais nesta quarta-feira (15), no município de Quixadá e gera comoção social, relacionado a morte do adolescente Pedro Luan da Silva, de 14 anos.

A morte de Pedro Luan repercutiu depois que a mãe do adolescente divulgou vídeos nas redes sociais. No primeiro deles, a mulher afirma: “Meu filho chegou aqui ontem, chegou bem, bem só com uma dor lombar, e eles não fizeram nem um exame de sangue, aí quando foi hoje, ele tá aí entubado“.

Pela noite, em outro vídeo, desta vez em depoimento a um radialista, a mesma mulher detalha que Pedro Luan teria dado entrada na UPA um dia antes com dores na lombar. Ele teria sido atendido e recebido duas medicações venosas, e em seguida liberado, mas o quadro piorou. “Passaram duas injeções ele tomou, e ele saiu daqui, foi pra casa, só que ele piorou (…). Pela manhã amanheceu pior, a gente trouxe ele novamente e quando chegou aqui, passaram outro medicamento e ele se intoxicou, ficou todo roxinho, todo pálido, aí o médico que estava aqui só fez olhar pra ele e disse que ele fosse pra casa“.

Nos dois depoimentos, a mulher acusa a equipe médica de suposta negligência e aponta que a morte do jovem de 14 anos teria sido causada por conta de um erro na medicação.

A Secretária de Saúde de Quixadá e a direção da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município, devem se pronunciar ainda nesta manhã de quarta-feira (15). Membros da equipe médica do município e da UPA devem se reunir para disccutir o caso.

O Serviço de Verificação de Óbito (SVO) deve divulgar o laudo com as causas da morte em até 30 dias, mas a Secretaria de Saúde resolveu esclarecer o caso antes.

A Delegacia Regional de Polícia Civil de Quixadá também deve iniciar uma investigação.