Inmet alerta para perigo em municípios do Sertão Central onde Funceme não registrou chuvas

compartilhar no:
Aviso de perigo foi renovado pelo Inmet em cinco municípios da região Central (Foto: Inmet)

Região Central: O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu mais um alerta de perigo para cidades do Sertão Central, em função de fortes chuvas que são aguardadas para as próximas 24 horas. Na relação, estão cinco cidades com risco de perigo de Grau 2, considerado um risco mediano, na escala que vai de 1 até 3. São elas: Madalena, Canindé, Paramoti, Caridade e Itatira.

O aviso meteorlógico já tinha sido feito nesta quinta-feira (2), com validade até esta sexta-feira (3), e foi renovado por mais 24 horas, sendo válido até às 10h da manhã deste sábado (4). Na renovação do aviso válido até este fim de semana ficaram de fora as cidades de Ibaretama e Ibicuitinga.

Apesar do alerta de perigo sempre despertar curiosidade entre os moradores dos municípios e deixar alguns até apavorados, nem sempre ele se confirma. O caso desta quinta é um exemplo do quanto a meteorologia pode ser sucetivas a mudanças repentinas. No alerta de ontem, havia riscos de ventos fortes e chuvas de até 100 mm, mas de acordo com o boletim da Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), não choveu em nenhuma das sete cidades que estavam sob alerta de perigo, ontem.

Isso comprova o quanto as previsões do tempo nem sempre se confirmam, o que não significa que elas devem ser ignoradas. Em muitos casos, os boletins acertam em cheio o que preveem, e além disso fornecem alertas e orientações que são valiaosas. Nas sete cidades listadas no novo alerta do Inmet, é recomendado à população que evite sair de casa, não use aparelhos eletrônicos e evitem também ficar embaixo de árvores. Pode havre deslizamentos, quedas de galhos e chuvas de até 100 mm com ventos que podem alcançar 100 km/h.

Segundo o boletim meteorológico da Funceme, entre às sete da manhã desta quinta-feira até às sete da manhã desta sexta, choveu em apenas sete municípios do Sertão Central. A maior chuva foi em Mombaça com 300 mm acumulados. No período do boletim, a Funceme registrou chuva em 86 municípios do Ceará, sendo a maior delas em Aquiraz, com 47 mm.