Ibaretama, Ibicuitinga e Choró recebem alerta de perigo e podem ter chuvas com ventos de até 100 km/h

compartilhar no:
Òrgão federal alerta municípios para riscos e perigos em função de fortes chuvas Foto: divulgação

Região Central/Sertões de Canindé: O fim da quadra invernosa tem reservado surpresa aos cearenses, e também sinais de alerta, literalmente: o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), órgão do Governo Federal, emitiu nesta quinta-feira (2) um alerta de perigo em função de fortes chuvas que são aguardadas em vários municípios cearenses. Ocara, Ibaretama, Ibicuitinga e Canindé são algumas das cidades onde as chuvas podem trazer ventos de até 100 km e trovoadas.

De acordo com o Inmet o alerta tem validades das 10h desta quinta até às 10h desta sexta-feira (3), podendo ser renovado. Madalena, Pedra Branca, Boa Viagem, Quixadá, Banabuiú, Quixeramobim, Senador Pompeu, Solonópole Piquet Carneiro e Deputado Irapuan Pinheiro estão inseridos no cenário de perigo de grau 1. Já as os municípios de Caridade, Ocara, Canindé, Itatira, Paramoti, Ibicuitinga, Ibretama e Choró, estão inseridas no cenário de perigo de grau 2.

O grau 2 de perigo, conforme o Inmet, é utilizado para alertar cidades onde são aguardados episódios de chuva com quantidade até 100 mm/dia, e ventos intensos que podem variar a pártir de 60 km e atingir o pico de 100 km por hora. Nas cidades onde existe o alerta 2 existe ainda risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

A orientação para a população é que em caso de rajadas de vento não se abrigue debaixo de árvores, e também e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia. O alerta do Inmet compreende um total de 109 cidades cearenses e surpreende o estado, uma vez que prevê a ocorrência de fortes chuvas mesmo após o fim da quadra chuvosa.