Enel, Cagece, prefeitura, bancos: o que abre e o que fecha no feriado de Corpus Christi

compartilhar no:
Em função da data repartições públicas municipais em Quixadá estarão fechadas. (Foto: RC)

Católicos de todo o país celebram nesta quinta-feira (16) a solenidade de Corpus Christi. Em latim, a expressão significa Corpo de Cristo e celebra a Eucaristia, um dos maiores mistérios do cristianismo. No ceará para servidores de órgãos e repartições estaduais a data é ponto facultativo. A Governadora Izolda Cela decretou ponto facultativo na sexta-feira (17).

Em função da data os estabelecimentos comerciais e serviços ao consumidor funcionam algumas vezes de forma estratégica, com alguns pontos abertos e outros fechados. O Revista Central compilou informações e reúne pra você os detalhes principais.

PREFEITURA
Em Quixadá os serviços de atendimento ao público no Paço Municipal e no Centro Administrativo estarão suspentos nesta quinta-feira (16) e também na sexta. O prefeito Ricardo Silveira acompanhou o decreto da governadora.

ENEL
As lojas onde ocorrem os atendimentos aos clientes estarão fechadas nesta quinta, reabrindo normalmente na sexta-feira. Equipes espalhadas pelos municípios carenses deverão trabalhar em esquema de plantão para atender a ocorrências de problemas envolvendo a rede elétrica.

CAGECE
A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) funcionará em regime de plantão durante o dia de Corpus Christi, nos dois dias decretados como ponto facultativos, na quinta-feira (16) e sexta-feira (17). O plantão das equipes realizará atendimento e manutenção das redes de água e esgoto em Fortaleza e no interior do estado. Já as lojas de atendimento estarão fechadas apenas na quinta-feira (16). O atendimento funcionará normalmente na sexta-feira (17), mediante agendamento pelo site www.cagece.com.br.

DELEGACIA REGIONAL DE POLÍCIA CIVIL
O expediente é facultativo na Delegacia de Polícia Civil em função do ponto facultativo decretado pela governadora Izolda Cela. Com isso, os serviços se segurança pública funcionam sob regime de plantão, atendendo a ocorrências dos demais municípios da região Centro do estado.

AGÊNCIAS BANCÁRIAS
Os bancos não funcionarão no feriado desta quinta, conforme informou o Sindicato dos Bancários do Ceará. As agências retornam o atendimento normalmente na sexta-feira. Mesmo nos municípios em que a data tenha sido antecipada e não seja feriado, não haverá expediente bancário.

As áreas de autoatendimento ficarão disponíveis todos os dias para os clientes, assim como os canais digitais e remotos de atendimento (internet e mobile banking). Os atendimentos pelo celular, pelo computador e telefônico (call centers) estão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário.

INSS
As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) fecham na quinta-feira, 16, e sexta-feira, 17 de junho, devido ao feriado de Corpus Christi e ao ponto facultativo definido na Portaria ME Nº 5.407, publicada no Diário Oficial da União (DOU).

FARMÁCIAS
Por ser considerada uma atividade essencial, está autorizado o funcionamento das farmácias e drogarias do Ceará na quinta-feira, segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado Ceará (Sincofarma).

SUPERMERCADOS
Funcionam sem nenhuma alteração no horário de atendimento ao cliente, conforme a Associação Cearense de Supermercados (Acesu).

POSTOS DE GASOLINA
Os postos de combustível também terão esquema de funcionamento normal na quinta e na sexta, mesmo com o feriado e o ponto facultativo, em todos os municípios do interior do Ceará, conforme o Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Estado (Sindipostos-CE).