Diretor da maternidade de Quixadá lança livro internacional considerado ‘bíblia da farmácia oncológica’

compartilhar no:
Dr. Kaléu Mormino lanlou livro em língua inglesa e que é considerada bíblia da oncologia farmacêutica (Foto: arquivo pessoal)

Quixadá: O Diretor-Geral do Hospital e Maternidade Jesus Maria José (HMJMJ), Dr. Kaléu Mormino Otoni, que também é farmacêutico oncologista, lançou seu segundo livro pela editora Springer Nature, a maior editora científica do mundo. Intitulado The Golden Guide to Oncologic Pharmacy (O Guia Dourado da Farmácia Oncológica, em tradução livre) é considerada de grande porte com mais de 500 páginas divididas em 16 capítulos. Para pesquisadores e especialistas, o livro é uma espécie de bíblia sobre o ramo da oncologia no campo farmacêutico.

Escrito na língua inglesa o livro aborda a temática de aspectos da atuação do farmacêutico oncologista em organizações de saúde, contando com a participação de grandes autores nacionais e internacionais. O livro está disponível nas maiores livrarias do mundo através da Amazon.com.

Conforme a resenha a publicação preenche uma lacuna importante na prática diária do profissional de Oncologia e Hematologia. Desde a compreensão de doenças oncológicas e hematológicas, medicamentos e protocolos, até a administração de uma farmácia oncológica, este livro é um guia essencial para apoiar os profissionais de saúde que atuam ou pretendem atuar nesta área. Este padrão de ouro para a prática é apresentado como um guia de bolso fácil de ser transportado pelo hospital ou clínica. 

“O conteúdo reunido neste volume é um recurso inestimável não apenas para farmacêuticos oncológicos, clínicos e hospitalares, mas também para residentes, estudantes de pós-graduação e graduação”, afirma o livro. Na publicação, o nome do HMJMJ é citado diversas vezes por ser a instituição vinculada ao autor. Também são citadas outras organizações da Diocese de Quixadá como a UniCatólica e claro, a cidade de Quixadá por se tratar de domicílio do autor.

O Hospital e Maternidade Jesus Maria José, instituição filantrópica privada pertencente à Diocese de Quixadá, é reconhecido na Região do Sertão Central como um hospital estratégico por promover saúde de qualidade para os seus usuários. Ao longo dos últimos 10 anos, o HMJMJ tem sido o maior equipamento de saúde do município de Quixadá.

Para Dr. Kaléu Mormino Otoni, “Por onde vamos, temos que carregar o nome da instituição que representamos, isso se chama pertencimento e é muito importante para o sucesso de qualquer organização, principalmente as de saúde, estamos resgatando isso em nosso hospital e encorajamos isso em todos os níveis a começar pela direção”.

Farmacêutico oncológico com experiência em grandes centros de excelência no tratamento do câncer, como o AC Camargo Cancer Center e o Hospital Nove de Julho. Representante regional da Sociedade Brasileira de Farmacêuticos em Oncologia (SOBRAFO) para o Estado de São Paulo (2018-2019). Especialista em farmácia hospitalar oncológica pelo AC Camargo Cancer Center e MBA em Gestão em Saúde pela Universidade de São Paulo (USP) e mestranda em Saúde da Mulher e da Criança pela Universidade Federal do Ceará/Brasil Experiência em manipulação de quimioterapia, farmácia oncológica clínica, pediatria oncologia e hematologia, oncohematologia de adultos e oncologia de unidade de terapia intensiva. Atualmente é diretor geral do Hospital Maternidade Jesus Maria José.