Depois de quase 70 anos, Quixeramobim recebe imagem de Nossa Senhora de Fátima vinda de Portugal

compartilhar no:
Imagem vinda de Fátima, Portugual, deve permanecer no município por três dias

Quixeramobim: Depois de quase 70 anos, a imagem de Nossa Senhora que fica na cidade de Fátima, em Portugual, volta a visitar o município de Quixeramobim, num ato de peregrinação que promete reunir milhares de fiéis. A imagem chega ao município nesta sexta-feira (24), e deve permanecer por três dias.

A programação com a imagem peregrina de Nossa Senhora é organizada pela Paróquia de Santo Antônio. A imagem está prevista para chegar ao município às 17h. Uma comitiva vai aguardar a santa na entrada de Quixeramobim, de onde devem sair em uma carreata pelas principais ruas. Em seguida acontece uma missa, a partir das 19h, na igreja da Matriz.

Organizadores preveem que a imagem da santa católica chegue a Quixeramobim em um helicóptero. Está previsto um voo pela área urbana da cidade. Às 21h, ainda na igreja matriz fiéis devem fazer a recitação do rosário, um dos maiores instrumentos de fé atribuído à Nossa Senhora.

No sábado (25) acontecem missas às 6h, ao meio-dia e às 18h. A programação inclui a visita da santa ao Hospital Regional do Sertão Central (HRSC) e ao Hospital Regional de Quixeramobim, Dr. Pontes Neto. No domingo (26) a imagem da santa deve ser levada para o paço municipal, onde está prevista para ser recebida pela comitiva do prefeito Cirilo Pimenta.

Quem é essa santa?

Nossa Senhora de Fátima é Maria, a mãe de Jesus e nossa (cf. Jo 19,26-28), que apareceu em Fátima, Portugal, por isso o nome “Nossa Senhora de Fátima”. As aparições aconteciam a cada dia 13, desde maio de 1917 até outubro do mesmo ano. Na última aparição estavam presentes 70.000 pessoas. Nossa Senhora disse aos “pastorinhos” que era a “Senhora do Rosário” e pediu a construção de uma capela em sua honra.

A Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima foi feita segundo indicações da Irmã Lúcia uma das videntes “pastorinha de Fátima”. A primeira Imagem Peregrina foi oferecida pelo bispo de Leiria e coroada solenemente pelo arcebispo de Évora, em 13 de maio de 1947. A partir dessa data, a Imagem percorreu, por diversas vezes, o mundo inteiro, levando consigo uma mensagem de paz e amor.

Em Quixeramobim, no Ceará, a primeira visitação da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima ocorreu nos dias 06 e 07 de dezembro 1953. A chegada da Imagem veio em um trem especial, na ocasião foi realizada a entrega da chave da cidade, desfile triunfal em direção a matriz, procissão por toda a cidade, a entrega da âncora de ouro pelos fies, foi também lançada a pedra fundamental do monumento comemorativo à paragem da Imagem Peregrina por Quixeramobim, a escultura dedicado a nossa Senhora de Fátima está localizado na praça de Prefeitura.