Companhia de teatro de Quixadá busca ajuda para participar de festival teatral em Minas Gerais

compartilhar no:
Com o espetáculo Hoje ou Jamais, Dom Teatral discute a prevenção e os cuidados com o suicídio (Foto: divulgação)

Quixadá: A companhia de teatro formada por um elenco da cidade de Quixadá, Dom Teatral, foi selecionada e vai discutir uma temática pertinente e super atual, em um dos maiores espetáculos de teatro popular do País que acontece em Conselheiro Lafaiete, na região de Minas Gerais. A equipe no entanto, precisa de apoio da iniciativa privada e do poder público para levntar recursos que possam custear o deslocamento de seis membros.

Em mais de 10 anos de atuação na cena cultural, a Cia. Dom Teatral vem desenvolvendo trabalhos que, conforme o próprio grupo descreve, vão da apreciação ao debate, do entretenimento a reflexão, sempre tocando em pontos de discussão e urgência, contribuindo artística e socialmente nas vivências dentro e fora do teatro.

O novo desafio é a participação no Festival de Artes Cênicas da cidade de Conselheiro Lafaiete (Face), em Minas Gerais e que anualmente reúne centenas de grupos, por ser considerado o maior encontro de grupos teatrais do País. Ricardo Lima, ator, produtor cultural e diretor da Dom Teatral, destaca a importância da participação na Face.

“Além de estarmos representando o município de Quixadá, a Região do Sertão Central e o Estado do Ceará, estaremos levando ao debate em cena um importante tema de discussão, reflexão e enfrentamento: a Depressão e Suicídio, levando através do teatro, de forma honesta e com toda a responsabilidade social e cultural na reverberação de uma importante temática”, pontua.

A hospedagem e alimentação está garantida, mas o grupo agora luta para levantar recursos que possibilitem a viagem de seis integrantes, sendo quatro atores e dois da equipe técnica. ” conta humildemente com a colaboração daquelas e daqueles que bem como cada integrante da Dom, acredita no poder transformador da arte, tendo no teatro a força de nossa expressividade”, esclarece o grupo.

Com o espetáculo Hoje ou Jamais, um das mais de 20 peças criadas e dirigidas pelo grupo que se especializa no teatro de rua, a Dom Teatral busca lançar um olhar atento às formas de combater e reverter os males que afetam tantas vidas através da depressão. A adesão ao projeto seria, para o grupo, uma etapa importante. Quem puder ajudar pode fazer um PIX ou entrar em contato com Ricardo. As informações para a transferência de valores estão no final da matéria.

“Cada novo ano, cada novo dia traz consigo desafios que cada integrante da Dom, seja no individual ou no coletivo supera com determinação, honestidade e amor ao teatro. Em 2022 um novo desafio se apresenta para esta Cia. Que dentro e fora de Quixadá vem participando de cada processo seja ele”, afirma Ricardo Lima.