Varíola dos macacos: Anvisa pede distanciamento social e uso de máscara em aeroportos do País

compartilhar no:
Passageiros e funcionários circulam vestindo máscaras no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio (Foto: Fernando Frazão/Ag. Brasil)

Os casos da varíola dos macacos, doença que começa a se alastrar pelo mundo, já está preocupando órgãos de saúde saúde do Brasil. Nesta segunda-feira (23) a Agência Nacional de Vigilânica Sanitária sugeriu o retorno de uso de máscaras e medidas de distanicamento social em aeroportos, como medida para evitar a entrada do vírus no País.

Até o momento nenhum caso da varíola dos macacos foi diagnosticado no Brasil. “Até o momento, não há notificação de casos suspeitos da doença no país. A pasta encaminhou aos estados um comunicado de risco sobre a patologia, com orientações aos profissionais de saúde e informações disponíveis até o momento sobre a doença”, informou o Ministério da Saúde, em nota.

Mas as autoridades sanitárias se preocupam com o fato de que os diagnósticos de pacientes confirmados e suspeitos estão começando a aumentar. Por isso o Ministério da Saúde anunciou na noite desta segunda, a criação de uma sala de situação para monitorar o cenário da varíola dos macacos no Brasil. A medida tem como objetivo elaborar um plano de ação para o rastreamento de casos suspeitos e na definição do diagnóstico clínico e laboratorial para a doença.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou hoje (24) que havia 131 casos confirmados de varíola dos macacos e 106 outros casos suspeitos, desde que o primeiro foi relatado em 7 de maio fora dos países onde geralmente se espalha.

Embora o surto seja incomum, ele pode ser contido e limitado, disse a OMS, que está convocando mais reuniões para apoiar os Estados-membros com mais conselhos sobre como lidar com a situação.

Também nessa segunda (23), a OMS disse não acreditar que o surto de varíola dos macacos fora da África exija vacinações em massa, uma vez que medidas como boa higiene e comportamento sexual seguro ajudarão a controlar a propagação.

A varíola dos macacos é uma doença viral endêmica no continente Africano, com transmissibilidade moderada entre humanos. No último sábado, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações constituiu, em caráter consultivo, uma Câmara Técnica Temporária de pesquisa chamada Câmara Pox MCTI, para acompanhar os desdobramentos científicos sobre o vírus Monkeypox, conhecido como varíola dos macacos.

Com informações da Agência Brasil