Quixadá Junino tem início nesta quarta (25) e abre oficialmente as festividades de São João no Ceará

compartilhar no:
Montagem da estrutura está em fase final; evento terá início nesta quarta (25) e segue até sábado (28) (Foto: divulgação PMQ)

Quixadá: As atenções e os olhos de todos os cearenses amantes das tradições juninas se voltam para Quixadá a partir desta quarta-feira (25): o município abre os tradicionais festejos do meio do ano com o a primeira edição do Quixadá Junino, um grande festival que começa hoje e segue até o próximo sábado (28), com grandes atrações, estrutura de ponta e a promessa de fomentar a economia local com a movimentação prevista de R$ 8 milhões por meio do turismo.

Durante as quatro noites passarão pelo palco do Festival Quixadá Junino, montado na praça José de Barros, grandes atrações como Nattan, que abre oficialmente o evento nesta quarta-feira (25), Xand Avião que se apresenta na quinta-feira (26), Mastruz com Leite e Forró Real que fazem show na sexta-feira (27), além de Zé Cantor e Noda de Caju que animam a última noite de festa no próximo sábado (28). A festa também será um momento de valorização e reconhecimento dos talentos de nossa terra, uma vez que todas as noites artistas locais também irão subir ao palco.

Cercado de expectativa, o evento é aguardado pela população da região Central que viveu um jejum de dois anos provocado pelos efeitos de contenção de aglomerações em função da pandemia. Antes intitulado de Pula Fogueira, a tradição deste período do ano foi repaginada como parte de uma nova proposta lançada pela Prefeitura: a de transformar Quixadá como o destino mais procurado pelos cearenses ao ser a cidade que abre os festejos juninos no estado.

Desde a semana passada os preparativos em torno da organização do evento começaram na praça José de Barros, local que será palco do evento. Uma mega estrutura de palco e camarotes estão em fase final e de ajustes. O esquema de trânsito nas ruas do Centro também já teve início, agentes de trânsito do município vão auxiliar na operação de desvios de ruas e trechos que foram bloqueados para a montagem da estrutura. A entrada com objetos de vidro no entorno do local será proibida.

O evento além de gerar entretenimento, movimenta a economia local com a geração de emprego e renda, oportunizando muitas pessoas a fazer uma renda extra durante os quatro dias de festa. A estimativa é que cerca de R$ 8 milhões circules durante os quatro dias de festa. Eventos paralelos ao evento, como o Conecta Sebrae e a Feira da Agricultura Familiar devem tornar o evento ainda maior.

A Feira da Agricultura Familiar acontecerá nas proximidades da praça José de Barros, das 18h as 22h e contará com o apoio da Prefeitura e dos profissionais que compõem a FUNGETH. Na feira serão comercializadas peças de artesanato, alimentos orgânicos, comidas típicas e até animais. Já o Conecta Sebrae vai montar stands na rua José de Alencar e expor produtos e experiências visando fomentar a competitividade e sustentabilidade de negócios existentes além da abertura de novos negócios, difundir o empreendedorismo na região estimulando a formalização, ampliação e inovação de empreendimentos competitivos e sustentáveis, por meio de orientações empresariais sobre gestão, tecnologia e promoção de acesso a mercado.