Profissionais do Formai, de Quixadá, recebem curso de primeiros socorros do Corpo de Bombeiros

compartilhar no:
Na oportunidade, o público dispôs de oficinas para praticar os procedimentos repassados, experienciando com base em situações hipotéticas. (Foto: Bombeiros Quixadá)

Quixadá: Professores e profissionais que atendem alunos que necessitam de acompanhamento especializado, através do Centro de Formação, Monitoramento, Acompanhamento e Atendimento a inclusão (FORMAI) de Quixadá, receberam orientação sobre primeiros socorros. A aula aconteceu nas dependências da Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica).

Com o tema “Capacitar para Salvar: Primeiros Socorros”, a palestra foi oferecida pela equipe que compõe o Batalhão do Corpo de Bombeiros que tem sede em Quixadá. A iniciativa foi organizada pela professora e coordenadora do Formai, Ana Amélia Silva, e contou com o apoio da Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Unicatólica, Aldenisa Peixoto.

O Centro FORMAI foi criado, no âmbito do Sistema Municipal de Ensino de Quixadá para subsidiar a inclusão das crianças, jovens e adultos com deficiência, através do sistema BRAILLE para alunos cegos, Língua Brasileira de sinais – Libras para alunos surdos, serviço de psicopedagogia para crianças com dificuldades de aprendizagem e outras deficiências.

A palestra abordou alguns temas, levando em conta a necessidade do público alvo que participou do evento. Entre os assuntos abordados estava o procedimento correto a ser feito em caso de engasgo ou obstrução das vias aéreas (OVACE) em adultos, crianças, lactentes, pessoas obesas, gestantes e vítimas inconscientes. Abordou-se também como proceder em caso de convulsões e a importância do atendimento inicial, formas de estancar um sangramento, fraturas fechadas e abertas e reanimação cardiopulmonar (RCP).

O público alvo foram os Professores e Profissionais de Apoio, que atuam junto ao Centro FORMAI, totalizando um quantitativo de 206 pessoas, divididas entre os turnos matutino e vespertino. A palestra teve como objetivo alertar e orientar como proceder em casos de emergências e urgências cotidianas que esses profissionais possam encontrar no ambiente escolar, em casa e nos mais diversos recintos que os mesmos venham a frequentar.