Prefeito de Quixadá anuncia novo mutirão de cirurgias de catarata e promete zerar fila de espera no município

compartilhar no:
Pacientes poderão fazer o procedimento sem pagar nada pelo serviço (Foto: divulgação Prefeitura de Quixadá)

Quixadá: Moradores de Quixadá que sofrem com algum problema relacionado a catarata, terão a chance de fazer uma cirurgia e reparar o problema, sem precisar pagar nada por isso. A iniciativa deve ocorrer através da segunda edição de um programa, lançado pela Prefeitura de Quixadá para ampliar os atendimentos relacionados a cirurgias de catarata.

Denominado “Um Novo Olhar” o programa deve ter sua segunda edição nas próximas semanas. O anúncio foi feito pelo prefeito do município, Ricardo Silveira, através de suas redes sociais, na noite da última quinta-feira (5). A promessa é que mais de 1.000 cirurgias sejam ofertadas. O procedimento é gratuito e o cidadão não tem nenhum custo.

“Temos alegria de anunciar que vamos dar início a uma nova etapa do programa ‘Um Novo Olhar’, ofertando mais de 1.000 cirurgias de catarata para aqueles que tanto esperam por esse procedimento. As consultas pré-operatórias terão início já na próxima semana e as cirurgias devem ser realizadas ainda neste mês de maio”, disse Ricardo em vídeo, onde aparece ao lado da secretária de saúde do município, Lady Mota.

Ricardo Silveira afirmou no vídeo que, com a segunda edição do programa, pretende zerar a fila de espera pela cirurgia de catarata no Município. Devem ser priorizados os atendimentos aos pacientes que possuem o diagnóstico de catarata nos dois olhos, e que já fizeram a cirurgia em um dos órgãos ainda no ano passado para que agora possam ter o procedimento no outro olho.

A catarata afeta a área do cristalino (lente natural dos olhos) e faz com que a região perca transparência e comece a ficar opaca. É a causa mais prevalente de cegueira no mundo. O único tratamento é a cirurgia, que consiste na inserção de uma prótese intraocular. O procedimento é denominado facectomia, que consiste na substituição do cristalino (lente natural que nascemos) por uma lente intraocular ocular artificial.

A recuperação costuma ser rápida e indolor, devendo o paciente realizar um repouso relativo aliado a pequenas restrições, como não abaixar a cabeça, não levantar peso, não dormir do lado do olho operado e evitar calor de sol e fogão durante um período de 15 a 30 dias. No geral uma cirurgia como essa custa em torno de R$ 2 mil, mas Ricardo Silveira afirma que a ação foi pensada na população quixadaense. “É pensando no bem da população, é pensando naquelas pessoas que mais precisam”, disse Silveira em vídeo.