Peritos da Defesa Civil fazem avaliação e evitam rompimento de açude em Cipó dos Anjos

compartilhar no:
Técnicos e peritos fizeram uma avaliação do açude e decidiram aumentar a vazão da água (Foto: defesa civil)

Quixadá: Técnicos da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros fizeram uma vistoria em uma barragem que corria o risco de rompimento, no distrito de Cipó dos Anjos, em Quixadá. Na avaliação os peritos atestaram que o açude corre o risco de rompimento e que apresenta anomalias, por isso a vazão de água precisou ser aumentada.

De acordo com a Defesa Civil a avaliação foi feita na última sexta-feira (13), pelo capitão Freitas Filho, subtenente J. Paulo e subtenente P. Junior. O risco de colapso envolvia uma estrutura de barramento, uma espécie de proteção que é erguida para auxiliar o represamento da água.

Conforme os técnicos e peritos, durante a vistoria foram identificados diversos fatores que comprometem a segurança da estrutura, como vegetação no talude, cercas de arame e trânsito de animais. Dentre outras orientações, foi recomendado que aumentassem a vazão do sangrador, como forma de diminuir a carga exercida na estrutura, e vitando o risco da parede de barramento se romper.

Os técnicos informaram que tratava-se de um açude de domínio particular, outorgado pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh). Além da equipe da CEDEC, também estiveram no local o empreendedor responsável pelo barramento, moradores da comunidade localizada a jusante da barragem e o Coordenador Municipal de Proteção e Defesa Civil de Quixadá.