Após ser comprada pela Pague Menos, Extrafarma de Canindé e mais quatro cidades será vendida

Unidade de Canindé deverá ser fechada e vendida para outra marca (Foto: reprodução redes sociais)

Sertões de Canindé: Em um processo de expansão no mercado, a rede de farmácias Pague Menos comprou a outra rede de farmácias Extra Farma, considerada uma de suas mais potenciais concorrentes. O consumidor de cinco municípios do interior do Ceará não teria nenhuma relação com a decisão, não fosse por um detalhe: nestas cidades as unidades da Extra Farma serão vendidas para que outras farmácias sejam abertas.

O processo está preciso para acontecer inclusive na região dos Sertões de Canindé, a cidade de São Francisco vai perder sua loja da Extra Farma e ter outra farmácia em seu lugar. É a única cidade da região a ter essa situação. As outras são Russas, Limoeiro do Norte, Aracati e Horizonte.

Esse processo ocorre por uma determinação da superintendência-geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O órgão aprovou a compra da Extra Farma pela Pague Menos, numa estratégia de expansão do mercado, mas para que não se forme um monopólio, só autorizou a venda de nessas cinco cidades a Extra fosse vendida.

A iniciativa de desinvestimento foi confirmada após acerto de um Acordo em Controle de Concentrações (ACC). Todo o processo está avaliado em R$ 700 milhões. O consumidor de Canindé a das outras cidades deverão ser impactados de maneira indireta, uma vez que a clientela fiel à marca Extra Farma agora terá de procurar uma outra farmácia.

Em um comunicado espalhado para a imprensa sobre a aquisição da rede concorrente, a Pague Menos afirmou que “conforme fato relevante divulgado em 18 de maio de 2021, a Transação é um marco importante na aceleração da estratégia de crescimento da Companhia. A Companhia manterá seus acionistas e o mercado em geral informados acerca dos desdobramentos relevantes relacionados à Transação”.