Vai chover ou fazer sol? Confira a previsão do tempo para o feriado da Semana Santa no Ceará

compartilhar no:
Nas últimas horas nenhum município do Sertão Central registrou chuvas, conforme a Funceme (Foto: arquivo RC)

Os dias de feriado da Semana Santa deverão apresentar, majoritariamente, céu com cobertura variada e chuvas isoladas em todas as macrorregiões. De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), nestes próximos dois dias, a porção noroeste deverá concentrar os maiores acumulados.

Tanto na quinta (14), como na sexta-feira (15), a expectativa é que precipitações sejam registradas, entre madrugada e manhã, na faixa litorânea, Maciço de Baturité, Jaguaribana, sul do Sertão Central e Inhamuns e Cariri. Já entre tarde e noite, nas demais áreas do interior, mas ainda de forma pontual.

A Funceme reforça apenas que entre o Litoral Norte e a Ibiapaba, porção noroeste, há chances de acumulados maiores em relação às demais áreas do Estado.

A tendência de chuvas pontuais no Ceará vem se confirmando pelo terceiro dia. Dados do órgão de meteorologia cearense mostram que entre às sete da manhã de quarta (13) até às sete da manhã de quinta (14), não houve registro de chuva em nenhum município do Sertão Central.

No Ceará como um todo, as precipitações também diminuíram: foram apenas 17 municípios com chuvas no período observado. A maior foi em Ipu, e atingiu apenas 42 mm, volume bem diferente dos municípios que registraram pluviometria superior aos 50 mm desde o último final de semana.

Em geral, as chuvas esperadas deverão ocorrer em virtude de áreas de instabilidade oriundas do oceano Atlântico, à proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), bem como em razão de efeitos locais, sistema de brisa, além de, temperatura, relevo e umidade.