Quixeramobim: Centec abre inscrições para 600 vagas em cursos técnicos e tecnológicos gratuitos

compartilhar no:
Centec abre inscrições para 600 vagas em cursos técnicos e tecnológicos gratuitos. Foto: divulgação

Já estão abertas as inscrições para a seleção de novos alunos dos cursos técnicos e superiores tecnológicos gratuitos do Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec). São, ao todo, 600 vagas para as Faculdades de Tecnologia (Fatecs) Cariri e Sertão Central, localizadas em Quixeramobim e Juazeiro do Norte, e os Centros Vocacionais Técnicos (CVTECs) em Crato, Barbalha e São Gonçalo do Amarante.

Os candidatos devem realizar inscrição no site até o dia 30 de maio e é necessário o pagamento de uma taxa de R$ 30. Doadores de sangue e pessoas com inscrição no CadÚnico podem solicitar isenção. As aulas terão início em agosto de 2022 e todos os cursos são 100% presenciais.

A Fatec Sertão Central, em Quixeramobim, está ofertando 90 vagas para os cursos superiores de Tecnologia em Alimentos e Gestão do Agronegócio, com aulas no período da noite. Só podem participar da seleção pessoas que já tenham concluído o Ensino Médio. São 45 vagas para cada curso e 50% delas são reservadas para estudantes que cursaram o Ensino Médio integralmente em escolas públicas municipais ou estaduais e 3% para pessoas com deficiência.

Além disso, conforme o Edital, as vagas também serão preenchidas proporcionalmente à quantidade de pessoas pretas, pardas e indígenas na população cearense.

A seleção se dará através de uma prova objetiva com 50 questões de múltipla escolha das disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Física, Química e Biologia – e uma redação; que acontecerá no dia 12 de junho, das 9h às 13h.

Cursos técnicos na região do Cariri e em São Gonçalo do Amarante – São, ao todo, 510 vagas para cursos técnicos nas modalidades concomitante ou subsequente, ou seja, para quem ainda está cursando ou quem já concluiu o Ensino Médio, respectivamente.

Os candidatos interessados nos cursos ofertados pelas unidades do Centec em Juazeiro do Norte e Crato serão selecionados por meio de uma prova de Língua Portuguesa, Matemática e Ciências da Natureza, com 50 questões ao todo, de múltipla escolha, e que também será aplicada no dia 12 de junho, das 9h às 13h.

Já os novos alunos do CVTEC Barbalha e São Gonçalo do Amarante serão selecionados por meio de análise do histórico escolar.