Família denuncia negligência médica após criança de 3 anos morrer em hospital de Itatira

compartilhar no:
Pequeno João Gabriel deu entrada no hospital duas vezes, mas médico liberava a criança (Foto: arquivo pessoal)

Sertões de Canindé: Uma criança de três anos morreu por complicações de saúde ainda desconhecidas, depois de ser atendida três vezes em um hospital do município de Itatira, na região dos Sertões de Canindé. A família do pequeno está acusando um médico de negligência e atribui a morte da vítima a ausência de atendimento adequado.

João Gabriel Sousa da Silva, de três anos de idade, faleceu por volta de meio-dia desta segunda-feira (18), conforme relata o irmão de Gabriel, o influenciador digital Paulo Henrique. Ele foi levado ao Hospital Silva Guerra, no distrito de Lagoa do Mato em Itatira três vezes, sendo que na última não resistiu.

A primeira ida ao hospital foi ainda no domingo de páscoa (17), quando João Gabriel apresentou quadro de febre. “O médico nem olhou a garganta dele. A febre não baixava de jeito nenhum”, afirmou o irmão Paulo Henrique ao jornal Diário do Nordeste. Para ele o irmão recebeu atendimento médico inadequado. “O médico estava lá, mas nem olhou mais o meu irmão. Fomos ao enfermeiro que passou outro remédio e só assim a febre baixou e fomos liberados”, disse ao jornal.

Eles retornariam ao hospital mais duas vezes, uma ainda no domingo e a última no início da manhã de segunda-feira (18), quando a criança já apresentava um quadro clínico comprometedor. Paulo Henrique e os familiares questionam que o atendimento oferecido não foi adequado. O menino era liberado, mas seu quadro clínico se agravava e a família necessitava retornar ao hospital.

Na segunda-feira, por volta de meio-dia, João Gabriel não resistiu. A equipe ainda tentou fazer uma reanimação na vítima, mas o pequeno já não apresentava sinais vitais. A Prefeitura de Itatira lançou nota lamentando o caso e informando que afastou o médico responsável pelo atendimento, até que o caso seja apurado.

“A secretaria de Saúde está tomando todas as providências e medidas para apurar o procedimento de atendimento a criança em nossa rede de saúde. Estamos apurando a conduta do médico e tomaremos todas as medidas cabíveis”. Policiais civis da Delegacia Regional de Canindé também estiveram no hospital nesta terça-feira (19) para intimar o médico e outros profissionais.

Paulo Henrique começou uma campanha na internet pedindo justiça pela morte do irmão, e já atraiu a atenção de várias personalidades brasileiras, como a influenciadora Camila Ukers, a apresentadora Adriane Galisteu, a ex-BBB Ana Paula Renault, a cantora Mara Pavenelly, a humorista Dinah Moraes, entre outros.