Cogerh se reúne com Comitê da bacia do Banabuiu em Quixeramobim para discutir planos de seca no Sertão Central

compartilhar no:
Membros se reuniram com comitê da Bacia do Banabuiu e pesquisadores que realizam estudos para elaboração do plano (Foto: divulgação Cogerh)

Quixeramobim: A Comissão Gestora do Sistema Hídrico Fogareiro-Quixeramobim esteve reunida nesta quarta-feira (13) com pesquisadoras da Universidade Federal do Ceará (UFC) e com a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), para dialogarem sobre as suas experiências no período de seca do sertão cearense. O encontro ocorreu na Gerência Regional da Bacia do Banabuiú, em Quixeramobim.

O encontro contou com a presença de 18 das 24 instituições que compõem a Comissão. À frente na moderação, esteve Virzangela Sandy, pesquisadora da UFC.

A pesquisadora realizou rodadas de perguntas aos membros da Comissão, que puderam nortear e enriquecer a pesquisa que vem sendo realizada no semiárido cearense.

O objetivo final é a elaboração de Planos de Seca para o Sertão Central, região usada como piloto do projeto em parceria com o programa Cientista Chefe, da FUNCAP. O projeto ainda está em fase de diagnóstico e deve ser expandido para todas as regiões do Ceará.

Os representantes que compõem a Comissão Gestora puderam relatar sobre os momentos críticos da seca, o que foi realizado de forma positiva para combatê-la e os equívocos cometidos.

Também puderam relembrar as instituições que foram parceiras e estiveram ao seu lado para fortalecer no momento de escassez hídrica.