Veja onde a máscara é opcional, obrigatória ou recomendada no Ceará

compartilhar no:
Medidas que flexibilizam o uso de máscara no estado passam a valer na segunda-feira, 21 de março. Foto: divulgação

Decreto divulgado neste sábado (19) pelo Governo do Ceará detalha em que situações e locais a máscara continua obrigatória, passa a ser opcional ou recomenda. O documento detalha o anúncio feito pelo governador Camilo Santana na sexta-feira (18), e as medidas passam a valer na segunda-feira (21).

Locais onde a máscara não é obrigatória
Conforme o Diário Oficial do Ceará, “deixa de ser obrigatório o uso de máscaras de proteção em ambiente ao ar livre, público ou privado, como praças, calçadas, parques, ruas, áreas de lazer, centros abertos de eventos, feiras, estádios de futebol e demais espaços que não sejam cercados ou delimitados por teto e paredes, divisórias ou qualquer barreira física, vazadas ou não, com ou sem janelas, destinados à utilização simultânea de várias pessoas”.

Usa da máscara segue obrigatório
As pessoas devem manter a máscara de proteção individual “em ambientes fechados, como transporte público, sala de aula, cinemas, teatros e demais ambientes que não se enquadrem como abertos ao ar livre”.

Uso de máscara recomendado
O Governo do Ceará destaca que “fica recomendado o uso de máscaras, em ambientes abertos, por idosos, pessoas com comorbidades ou que estejam com sintomas gripais”.

Restrições ainda em vigor
Mesmo com a flexibilização do uso de máscara, aumento da cobertura vacinal contra Covid e a redução de mortes pela doença, algumas restrições são mantidas. Equipamentos de lazer podem ser utilizados desde que:

não tenha aglomerações;
haja definição de regras internas para o uso seguro dos espaços;
haja comunicação prévia às autoridades municipal e estadual da saúde da capacidade máxima de suas piscinas e áreas adjacentes em 30%
haja separação, para fins de controle, das áreas de piscina das áreas de restaurante, evitando ocupação concomitante dos dois espaços.
Decisão divide especialistas
A decisão pela desobrigação já vinha sendo discutida desde a semana passada no Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia. O próprio governador disse que o assunto seria debatido nesta sexta, seguindo a tendência de vários estados brasileiros. No início da semana, o secretário da Saúde, Marcos Gadelha, afirmou que a passaria por um estudo do conselho técnico e científico.

Sobre os locais fechados, Camilo reforçou que continua a obrigatoriedade do uso das máscaras. Novas avaliações serão realizadas nas próximas semanas para discutir a flexibilização do item também nos espaços fechados.

A flexibilização divide especialistas consultados pelo g1. Enquanto o epidemiologista Luciano Pamplona avalia que o atual cenário epidemiológico pode permitir a flexibilização, se feita de maneira adequada e com conscientização das autoridades, a epidemiologista Caroline Florêncio duvida se a resolução vai impactar tanto no cenário, já que o uso nunca foi devidamente respeitado.

 

Com informações do G1