Quixadá tem rotina alterada com visita de Bolsonaro, que quebra protocolo e reforça ações em prol do Nordeste

compartilhar no:
Sexta visita do Presidente ao Ceará atraiu multidão na Praça da Catedral (Fotos: Isac Nóbrega/Palácio do Planalto)

Quixadá: Esta cidade ficou mais uma vez no Centro das atenções do País com a visita do presidente Jair Bolsonaro. Foi a sexta vez que o chefe da nação veio ao Ceará e escolheu a Terra dos Monólitos para anunciar ações hídricas em benefício dos nove estados do Nordeste.

A cidade de transformou para receber o presidente. Logo que aterrissou com o helicóptero da Força Aérea, Bolsonaro foi até o bairro Boto, onde visitou uma obra da Fundação Nacional da Saúde (Funasa), colocada em atividade em parceria com o município. No mesmo bairro, Bolsonaro tomou café em copo de plástico e comeu ?pastel de presunto com queijo, protegido por saco plástico, num estilo bastante peculiar seu durante visitas que faz pelo País.

Presidente comendo pastel no bairro Boto, ao lado de Ricardo Silveira e Domingos Neto

Durante seu deslocamento para o Centro de Quixadá, onde uma multidão de apoiadores o aguardavam, o presidente quebrou o protocolo de segurança e veio de garupa em uma Honda Bis, pilotada por um morador de Quixadá que vestia uma camisa do Brasil. A ação foi um dos assuntos mais comentados no twitter durante a noite desta quarta.

A praça da Catedral ficou tomada de apoiadores. Na internet, populares tentaram mostrar através de espaços vazios ao fundo, que o evento era um fiasco. Mas não foi o que se viu. O fluxo estava no Centro do Palco. Além disso, várias pessoas que não conseguiram entrar, tentaram ver o presidente de vários pontos da praça, em cima de árvores, das estruturas de aço montada na Praça e até por cima dos tapumes de proteção.

Durante o momento dos discursos, a fala do prefeito Ricardo Silveira foi uma das grandes surpresas. O gestor foi ovacionado no palco pela multidão, e pediu a Bolsonaro a revitalização do Cedro e a construção de um novo hospital Eudásio Barroso. Ministros e outras autoridades como deputados e superintendentes, também discursaram.

Bolsonaro destacou o empenho pelo Nordeste. Durante sua fala o público chegou a fazer coro contra o governador do Ceará, Camilo Santana, e rechaçou críticas contra o Partido dos Trabalhadores, lembrado através da cor vermelha durante o seu discurso.

Centro de Quixadá ficou tomado pelas cores verde e amarelo

Independente da ideologia partidária, fato é que a visita de Bolsonaro a Quixadá movimentou a cidade como um todo. Comerciantes pintaram a cidade de verde e amarelo. Nas esquinas e praças, era grande o fluxo de turistas e de pedestres que buscavam algum adereço. Restaurantes e hotéis também tiveram uma quarta-feira movimentada. A cidade chegou a ter vários trechos com engarrafamento em função do grande fluxo de pessoas.

Na solenidade, foram entregues, oficialmente, 74 sistemas simplificados de abastecimento, que vão atender 15 municípios, 90 comunidades e mais de 23 mil habitantes. Na região, também estão foram inaugurados cerca de mil poços artesianos, que devem beneficiar 58 mil pessoas.