Oito municípios do Sertão Central voltam a realizar feiras agropecuárias após pico da pandemia

compartilhar no:
Eventos devem acontecer em Quixadá, Quixeramobim e outros municípios da região até o fim do ano (Foto: arquivo Cetra)

Região Central: A alteração no decreto de recomendações sanitárias do Governo do Estado vai permitir o retorno de feiras de agricultura e de agropecuária, uma iniciativa vista como uma chance para o fortalecimento do setor. Em todo o Estado serão 54 feiras marcadas para ocorrer até o final deste ano.

Os dados foram informados e confirmados pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário do Ceará (SDA). Do total de feiras marcadas, nove devem acontecer em oito diferentes cidades do Sertão Central, entre elas Quixadá.

Os eventos informados pela SDA são apenas aqueles realizados em parceria com o estado. É possível, portanto, que os municípios promovam suas próprias festas de maneira independente.

Uma das feiras que retorna este ano é a de Mombaça, marcada para o dia 3 de junho, devendo durar três dias. Em Banabuiú o município vai realizar junto da SDA a quarta edição de sua feira agropecuária em Julho. Em agosto devem ocorrer as feitas em Pedra Branca e Senador Pompeu.

Quixadá já marcou junto ao estado a sua 24ª edição da Feira da Agricultura Familiar para os dias 4 e 5 de agosto. Quixeramobim é a única cidade que terá duas edições da feira: a primeira em julho relacionado a agropecuária e a segunda em agosto, sendo a quarta edição da Copa do Leite do município. A SDA também agendou eventos nas cidades de Canindé e Milhã.

O órgão estadual esclareceu que por conta da pandemia da Covid-19, as feiras estavam suspensas nos últimos anos. Os eventos ocorrerão em conformidade com os Decretos Estaduais relacionados aos cuidados sanitários e restrição de público. O acesso de visitantes será autorizado mediante apresentação do comprovante de vacinação, de acordo com as determinações legais.