Conselheiro Vivo 2020, evento tradicional em Quixeramobim, começa nesta quarta (9)

O tema do evento este ano é “A arte de lutar contra a desinformação e pelo bem comum”. A programação terá palestras, intervenções artísticas, exposições, shows e espaço de formação de professores da rede de ensino de Quixeramobim (Foto: divulgação)

A memória de Conselheiro antenada ao tempo presente, realizações e reivindicações coletivas. É com esse propósito que se realiza a 18ª edição do Conselheiro Vivo, entre os dias 9 e 13 de março de 2022, em Quixeramobim, cidade onde em 1830 nasceu o líder social Antônio Conselheiro e que promove anualmente o evento. Ainda em decorrência da pandemia de Covid-19, a programação do Conselheiro Vivo 2022 será realizada de forma híbrida – presencial e com transmissões pela internet.

A solenidade de abertura do Conselheiro Vivo 2022 será na quarta-feira (09/03), às 19 horas, no SESC Ler com as presenças do Secretário Estadual da Cultura, Fabiano Piúba; do prefeito de Quixeramobim, Cirilo Pimenta; e do gerente de Cultura do SESC-CE, Alemberg Quindins; além de entidades organizadores e agentes culturais participantes. Às 20 horas, haverá, no mesmo local, o lançamento do Concurso Literário alusivo a Canudos e a Antônio Conselheiro, promovido pela AQUILETRAS e a Secretaria de Educação de Quixeramobim.

Com a participação de agentes culturais diversos, o evento é uma realização da ONG IPHANAQ, do SESC-Ler, da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Quixeramobim, da Academia Quixeramobiense de Letras (AQUILETRAS) e da Casa de Saberes Cego Aderaldo/Secult-CE. O tema do evento este ano é “A arte de lutar contra a desinformação e pelo bem comum”, em sintonia com a ação de relacionar o legado de Antônio Conselheiro à realidade contemporânea brasileira.

Segundo o presidente da ONG IPHANAQ, Elistênio Alves, em um ano eleitoral como 2022, é muito importante se discutir como a desinformação pode ser uma arma opressora contra o povo, assim como foi usada no passado contra Conselheiro e a população de Canudos. “As centenas de fake news que têm surgido atualmente evidenciam como essa prática é um problema ainda presente na sociedade”, destacou.

A programação do Conselheiro Vivo ao longo da semana terá ainda palestras, intervenções artísticas, exposições, shows e espaço de formação de professores da rede de ensino de Quixeramobim. A edição desse ano conta novamente com a participação de convidados de Canudos (BA). A iniciativa tem o objetivo de aproximar culturalmente as duas cidades, com o fluxo de artistas, estudiosos e interessados na temática Conselheiro- Canudos.

Desde 2019, a data foi incluída no Calendário Oficial de eventos do Estado do Ceará. Com café da manhã no Sesc Ler, às 8h30, o encerramento do evento será domingo, 13 de março, data em que se comemora o nascimento de Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro, em Quixeramobim (1830). Esse momento de desfecho da programação traz o Painel “Roteiros de viagem: ao encontro de Antônio Conselheiro”, com a participação da jornalista, professora e pesquisadora Eleuda de Carvalho, às 9h, no Sesc.