Baixo nível da barragem de Quixeramobim exige consciência e uso racional da água para evitar falta

compartilhar no:
Baixo nível da Barragem de Quixeramobim (3,25%) causa preocupação nos moradores. foto: Foto: André Teixeira)

Quixeramobim: O Sertão Central tem vivenciado nos últimos anos uma enorme crise hídrica. Isso movimenta uma engrenagem viciosa que tem colocado a população em alerta geral. A falta de chuvas afeta não só o consumo de água potável, mas também a geração de energia. Nesta última sexta-feira, 25, o Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) da cidade de Quixeramobim postou uma nota informando sobre o baixo nível da Barragem (3,25%), gerando preocupação na população de Quixeramobim.

“O Saae Quixeramobim informa que, devido ao baixo nível da Barragem (3,25%), estamos com dificuldades em realizar o abastecimento de forma normal, podendo ocorrer falta de água momentânea nos bairros, principalmente nos mais afastados, considerados “pontas de redes”. Já instalamos motores superficiais na Barragem, pois o abastecimento que acontecia por gravidade já não está mais ocorrendo, devido ao baixo nível da água. O Saae Quixeramobim irá complementar o abastecimento com a adutora vinda do Açude Fogareiro e com Poços que serão instalados no início da próxima semana. Neste momento é necessário que toda população compreenda que é imprescindível economizar o que for possível, realmente utilizando a água somente em atividades essenciais. Contamos com a colaboração e compreensão de todos.” diz a nota.

Diversos moradores da cidade estão reclamando através das redes sociais sobre a falta de água em diversos bairros. No bairro Monteiro de Morais, a água veio ser restabelecida apenas na tarde desta terça-feira, 01, causando alegria aos moradores.