Ponte Metálica da cidade de Quixeramobim passa por reforma na estrutura e melhorias

compartilhar no:
A Ponte Metálica é mais um dos cartões postais de Quixeramobim para se visitar. Foto: divulgação

Região Central: A Secretaria da Infraestrutura do município de Quixeramobim informou nesta terça-feira, 22, que a Ponte Metálica da cidade se encontra em reforma desde ontem (21). A reforma veio devido a necessidade de uma melhor estrutura para o local que é considerado um dos cartões postais de Quixeramobim para se visitar.

A ponte foi projetado pelo engenheiro Lúcio do Amaral e construída na Bélgica. A estrutura metálica foi fundida pela Compagnie General de Construction de Haine S. Pierre e trazida de navio da Bélgica até a cidade Fortaleza, e de lá foi transportada através dos vagões de carga das composições ferroviárias até Quixeramobim, para ser montada no local onde se encontra sob a supervisão do engenheiro Randal James Callender.

Inaugurada em 5 de fevereiro de 1899, a Ponte Metálica de Quixeramobim, foi construída no sentido de prolongamento da Estrada de Ferro de Baturité que ía em direção a região sul do Ceará, o cariri cearense. Sendo formada por cinco vãos em torno de 52,4 m cada, assentados estes sobre pilares feitos de blocos de pedra robustos, pelo mestre-de-obras português Antônio Cortez, e tendo uma extensão total de quase 210 metros de comprimentos, pesa 488 toneladas, e já foi a terceira maior do gênero em todo a América do Sul.

Depois de alguns anos passados de sua inauguração, a Ponte Metálica não perdeu sua beleza. Serviu até de inspiração ao Compositor e Arquiteto Fausto Nilo, filho de Quixeramobim, quando da elaboração do Projeto de Construção do Centro Cultural Dragão do Mar em Fortaleza, inserindo no mesmo uma lembrança concreta de sua cidade natal para ser implantada neste local.