Hospital Regional do Sertão Central recebe certificado por promoção e incentivo ao aleitamento materno

compartilhar no:
O posto de coleta da unidade está habilitado desde julho de 2021 para receber doações externas de leite humano. Foto: divulgação

Região Central: O Posto de Coleta de Leite Humano (PCLH) do Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim, unidade da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) gerida pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), recebeu certificado de Reconhecimento pela promoção, proteção e apoio ao Aleitamento Materno realizados no ano de 2021. O selo foi concedido no último mês de janeiro pela Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH).

Para a gerente do Núcleo de Nutrição e Dietética do equipamento, Marcia Amici, a certificação é um grande incentivo para todo o hospital, mas, principalmente, para a equipe que compõe o PCLH. “Nós, que trabalhamos com pacientes prematuros ou de baixo peso, sabemos da importância e do impacto positivo em alimentá-los com leite humano. O reconhecimento por essa instituição, que é referência nacional, nos motiva a desenvolver novas estratégias para apoiar e promover, cada vez mais, o aleitamento materno e a doação de leite humano”, avalia.

A rBLH, cuja coordenação está sediada na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), é uma estratégia da Política Nacional de Aleitamento Materno que visa a coletar, processar e distribuir o alimento para pacientes prematuros ou com baixo peso, além de realizar orientações, incentivar e apoiar a amamentação.

O PCLH do HRSC está habilitado, desde julho de 2021, para receber doações externas de leite materno. O serviço foi estruturado a partir da vinculação do posto ao Banco de Leite Humano da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac), em Fortaleza, que realiza a etapa de classificação e análise do material. Em seguida, ocorre o processamento térmico, a chamada pasteurização. Depois, o líquido retorna para o HRSC, onde é distribuído para os recém-nascidos da Neonatologia.

Em busca da autossuficiência
Entre julho e dezembro de 2021, período em que a unidade passou a receber doações externas, o posto de coleta realizou 1.362 atendimentos individuais e 44 assistências em grupo. Foram feitas 57 visitas domiciliares às doadoras externas de leite humano. O PCLH cadastrou 239 voluntárias no ano passado, resultando na coleta de 74.831 mL de volume total de leite humano, quantidade que atende a 200 pacientes do eixo Neonatal.

Apesar de números tão expressivos, o PCLH tem o desafio de se tornar totalmente autossuficiente, sem precisar recorrer a fórmulas infantis. Para isso, é necessário que doadoras externas pratiquem o gesto solidário com frequência. Segundo Amici, grande parte do leite pasteurizado ainda vem do excedente doado por mães cujos bebês estão internados na Neonatologia.

Doações
Mães que têm interesse em fazer a doação podem entrar em contato com o hospital pelo telefone (88) 3406-1424 ou se dirigir ao PCLH, das 8h às 18h, de segunda a domingo.

Uma profissional auxilia no cadastro, orientando e acompanhando também na etapa de extração do leite humano. O posto ajuda na difusão de informações e no incentivo à amamentação. “Qualquer tipo de dúvida ou dificuldade que a mulher tenha em relação à amamentação pode ser sanada no Posto de Coleta de Leite Humano do HRSC. Se, por acaso, ela tiver um excedente de leite materno e quiser ser doadora, nós fazemos o cadastro e a coleta desse leite”, afirma a gerente.

O alimento doado pode ser coletado diretamente nos domicílios em Quixeramobim. Uma equipe do PCLH busca o material na casa das doadoras e deixa os frascos vazios necessários para futuras doações.