Programa do judiciário cearense prevê investimentos nas comarcas de Quixadá, Quixeramobim e Senador Pompeu

compartilhar no:
forum_de_quixada
Fórum Desembargador Avelar Rocha, em Quixadá (foto: arquivo RC)

Região Central: A atuação da justiça estadual na região do Sertão Central deve ser otimizada e fortalecida com a entrega de dois novos fóruns e o início da reforma de um prédio, em três diferentes cidades do Sertão Central.

O anúncio foi feito pela desembargadora e presidente do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), Nailde Pinho. As cidades da região que serão contempladas com as iniciativas são Senador Pompeu, Quixeramobim e Quixadá.

Conforme a presidente, Senador Pompeu será contemplado com um novo fórum que está previsto para ser entregue este ano. Quixeramobim deve ter um novo prédio construído e Quixadá terá sua unidade judiciária reformada. As ações possuem previsão de conclusão para o decorrer deste ano.

As ações de construção, reforma e entrega de novos fóruns fazem parte do Programa Avançar, uma medida inédita anunciada pela justiça estadual, e que prevê a contratação de crédito no valor de US$ 35 milhões pelo TJCE junto ao Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID) em parceria com o Governo do Estado.

A desembargadora Nailde Pinheiro anunciou as ações nesta quarta-feira (26). O Programa e o crédito que ele vai apostar são considerados uma medida inédita no sistema judicial brasileiro. “Está sendo uma referência nacional esse empréstimo que o Tribunal conseguiu. Outros presidentes têm buscado informações sobre esse incremento”, ressaltou a presidente em coletiva.

No total 19 fóruns espalhados por diferentes regiões deverão ser inseridos dentro do pacote de investimentos, incluindo medidas como construção de novos prédios, reformas e entrega de unidades já prontas. O Programa Avançar também deve promover a modernização da justiça e suas comarcas no interior e realizar concurso público para o provimento de novos cargos.