Presidente Bolsonaro autoriza reajuste do salário de professores ao teto máximo de 33%

compartilhar no:
Presidente Jair Bolsonaro: reajuste de 33% no piso salarial dos professores
(Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O presidente da república, Jair Bolsonaro, informou que vai reajustar no teto máximo o piso nacional dos professores, o que corresponderia a um aumento de 33% no ganho dos profissionais que atuam em sala de aula. As informações são do jornal O Globo.

“Eu vou seguir a lei. Governadores não querem os 33%, tá? Eu vou dar o máximo que a lei permite, que é próximo disso, ok?”, disse Bolsonaro. A autorização do presidente foi dada ao Ministério da Educação na última quarta-feira (26). A ordem era aumentar o salário o “máximo que der”.

Com o reajuste o salário dos professores, de acordo com o piso nacional, deverá ir de R$ 2.886 para cerca de R$ 3.900, o que aumentaria significativamente as despesas aos cofres estaduais e municipais. Por esta razão a ação de Bolsonaro, embora impacte positivamente os professores, é visto como uma manobra a governadores e prefeitos.

Prefeituras e alguns estados já haviam sinalizado que o aumento de 33% pode colapsar as contas públicas, caso não haja um replanejamento por parte do Governo Federal no repasso aos municípios, considerando os novos valores. O Ministério da Economia já havia dado a recomendação de reajustar o salário do magistério em 7,5%, mas Bolsonaro desconsiderou.