HRSC recebe nova certificação de agência de saúde espanhola por qualidade no serviço

compartilhar no:
Localizado em Quixeramboim, o HRSC atende todos os municípios do Sertão Central, e tem sido equipamento importante para a saúde da população da região.

Quixeramobim: Já conhecido por sua estrutura e os benefícios que ela traz a pacientes e acompanhantes que passam por lá, o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC) voltou a receber certificação de qualidade por meio de uma agência espanhola. O certificado atribui a acreditação de instituições de saúde internacionais ao trabalho desenpenhado na unidade.

De acordo com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa) o HRSC manteve o nível “ótimo” no processo de acreditação realizado pela instituição espanhola Agencia de Calidad Sanitaria de Andalucía (ACSA). A avaliação ocorreu na última terça-feira (22), por meio de visita virtual.

Em 2020 o Hospital já havia sido reconhecido por esse mesmo título, tornando a unidade, construída no município de Quixeramobim, como o primeiro hospital de toda a América Latina a receber essa certificação. Em Quixeramobim o objetivo dos avaliadores foi verificar se a unidade conseguiu manter os padrões de qualidade e excelência dos serviços de saúde, bem como conhecer os resultados dos pontos de melhoria sugeridos pelo último relatório da agência europeia nas áreas assistencial, de gestão e de apoio à gestão.

A Agência Andaluza de Qualidade Sanitária (ACSA) é uma organização pública vinculada ao Ministério da Saúde e Famílias do Governo Andaluz e recebe apoio de gestão da Fundação Progreso y Salud . Seu objetivo é promover a cultura de qualidade e melhoria contínua dos serviços prestados por organizações e profissionais de saúde e assistência social, desafio que a ACSA enfrenta ao promover ferramentas e serviços específicos, sempre buscando a excelência na assistência à saúde e bem-estar social.

Para o efeito, posiciona-se como entidade certificadora da qualidade das organizações de saúde e serviços sociais , bem como dos seus profissionais e da formação que recebem. Assim, a ACSA acompanha organizações e profissionais na melhoria da qualidade dos seus serviços, através de mentoria de qualidade e outros projetos que promovam a inovação na gestão , saúde móvel e saúde digital.

O diretor-geral do HRSC, Cristiano Rabelo, destaca a importância deste momento para a unidade. “A certificação ACSA avalia a qualidade, a segurança dos serviços de saúde e o cuidado centrado no paciente. Apesar da pandemia de covid-19, conseguimos reafirmar a qualidade dos serviços do HRSC junto à população. O maior beneficiado com esta qualificação, sem dúvida, são os nossos pacientes”.