Chuvas diminuem na última semana de janeiro e apenas quatro municípios registram precipitações

compartilhar no:
Chuvas deverão ser reduzidas neste começo de semana (FOTO: Cydney Seigerman)

O que se observa no céu, se confirma das previsões feitas em terra: a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) já tinha confirmado que a última semana de janeiro seria de chuvas mais isoladas, e o fenômeno está acontecendo. Nas últimas 24 horas choveu em apenas quatro municípios.

Até a publicação desta matéria, a maior chuva no período compreendido entre às 7h da manhã desta segunda-feira (24) até às 7h desta terça (25), foi em Limoeiro do Norte, com 18.8 mm. Apesar de ser considerada a maior do dia, o percentual pluviométrico é baixo, se comparado com as chuvas das primeiras semanas de janeiro.

Choveu também em Alto Santo (9 mm), Missão Velha (3 mm) e Fortaleza, com menos de um milímetro. Ontem essa tendência já tinha sido observada: apenas três municípios tinham registrado chuva, confirmando as previsões feitas pelo órgão de meteorologia cearense.

“A última semana do mês de janeiro inicia-se com condições mais estáveis, porém, há cenário para chuvas em determinadas macrorregiões”, disse a Funceme. Nesta terça há expectativa de condições mais favoráveis, já que a previsão, neste momento, é de alta possibilidade de precipitações – ainda que pontuais – na Ibiapaba, no Litoral Norte, Litoral de Fortaleza e Litoral do Pecém.

Por fim, para a próxima quarta, a Funceme aponta predomínio de céu mais claro em todo o território com baixa possibilidade de chuva (entre 20 e 40% de probabilidade) em todas as macrorregiões.