Ceará tem dois açudes pequenos sangrando, mas grandes reservatórios seguem com baixo volume

compartilhar no:
Estado tem possibilidade de 40% para que chuvas fiquem acima da média histórica entre fevereiro e abril. Foto: divulgação

O Ceará está, atualmente, com dois açudes pequenos sangrando, mas os grandes reservatórios continuam com volume abaixo de 30% de suas capacidades. As informações estão disponíveis no portal hidrológico da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh).

O açude Germinal, no município de Palmácia, no bacia Metropolitana, sangrou neste domingo (23). A capacidade dele é de 2.107 hm³, considerada pequena quando comparada a de grandes reservatórios cearenses. A Barragem do Batalhão, em Crateús, foi a primeira a sangrar neste ano, no dia 8 de janeiro. A capacidade do açude é de 1.638 hm³.

O portal hidrológico da Cogerh ainda aponta que há 71 reservatórios cearenses com volume de água inferior a 30%. Entre eles, estão os três maiores do Ceará, como o Castanhão, o Banabuiú e o Orós.

Mesmo com o início da quadra chuvosa, os maiores açudes do Ceará seguem com volumes inferiores ao ideal. O Castanhão, maior reservatório de múltiplos usos do País, tem atualmente 8,49% da sua capacidade, conforme a Cogerh.

Já o Orós, o segundo maior reservatório do estado está com 22,86% da sua capacidade. O Banabuiú, por sua vez, se encontra com 8,20%.