Banabuiú inicia as festividades de 34 anos de emancipação política

compartilhar no:
Solenidade de abertura da Semana do Município contou com presença de autoridades municipais (Foto: Rennan Uchoa)

Região Central: No próximo dia 25 de janeiro o município de Banabuiú completará seu 34° aniversário de emancipação político-administrativa. As festividades em alusão ao aniversário da cidade iniciaram-se na manhã desta segunda-feira (17), com a posse de 47 novos profissionais concursados e se estenderá até o dia 25 de janeiro, data que marca a celebração de emancipação do município.

A solenidade oficial de abertura das festividades municipais aconteceu nas dependências do Ginásio Poliesportivo João Claudino, com a presença do prefeito Edinho Nobre, do vice-prefeito Dr. Arimatea, secretários municipais, vereadores, lideranças comunitárias e desportistas. Em virtude do novo decreto estadual, que limita o número de pessoas em espaços fechados, a gestão municipal transmitiu pelas redes sociais do governo municipal toda a solenidade de abertura.

Nas redes sociais, a prefeitura de Banabuiú divulgou uma série de atividades que marcam a semana do município, dentre elas, os tradicionais campeonatos esportivos de futebol de campo, futebol society, vôlei, handball e outras modalidades já conhecidas pelos banabuienses. Durante a cerimônia de abertura realizada, a seleção de futsal do Liceu de Banabuiú (sub-17), vencedores dos jogos escolares do Ceará 2021, acenderam a tocha olímpica, símbolo que marca o início das partidas esportivas.

Além dos campeonatos, outras ações marcam a semana do município de Banabuiú, como a inauguração do Mercado Público Municipal e da Escola de Ensino Fundamental Elias Fernandes de Lima. Entrega de kits multimídias e notebooks as escolas municipais também estão marcados para acontecer. Conforme informações concedidas pelo gabinete do prefeito, na próxima quarta-feira (19), o deputado federal Mauro Filho fará presença no município para a realização da entrega dos equipamentos de informática que serão destinados a modernização das Unidades Básicas de Saúde da sede e zona rural de Banabuiú, além de outros estabelecimentos públicos de saúde. Os equipamentos chegam para dar início ao processo dos prontuários eletrônicos e informatização dos serviços da atenção primária. Durante a solenidade de abertura o gestor municipal, Edinho Nobre, anunciou a fase II de modernização do Ginásio Municipal.

No dia 25 de janeiro, data em que celebra a emancipação política de Banabuiú haverá uma vasta programação durante todo o dia, iniciando com alvorada, hasteamento das bandeiras e pronunciamento do prefeito e vice-prefeito, diretamente do Paço Municipal. As partidas finais dos campeonatos esportivos também ocorrerão no mesmo dia e ao final da noite, a população poderá apreciar 10 minutos de luzes no céu da cidade, com o também tradicional show pirotécnico silencioso.