Elias do Sargento derrota candidato afastado por irregularidade e se torna novo prefeito de Jaguaruana

compartilhar no:
Candidato eleito comemorou nas ruas de Jaguaruana após apuração dos votos (Foto: reprodução rede social)

Vale do Jaguaribe: O candidato José Elias de Oliveira, conhecido como Elias do Sargento, venceu as eleições suplementares realizada neste domingo (8) no município de Jaguaruana. Elias do Sargento derrotou o então prefeito Roberto da Viúva, eleito em 2010 mas que foi afastado em seguida por irregularidades.

A contagem oficial dos votos foi finalizada às 18h44 pelo cartório eleitoral da 75ª Zona Eleitoral de Jaguaruana. Do total de 26.700 eleitores aptos a votar em Jaguaruana, 23.276 compareceram às urnas, o que representa 87,17% do eleitorado. Mais de 3.400 eleitores justificaram a ausência.

Elias do Sargento obteve 11.603 votos e saiu vitorioso com uma diferença de 737 votos do candidato derrotado. O curioso é que Roberto da Viúva estava prefeito até que o TRE resolveu afastá-lo após constatar irregularidade na documentação apresentada por sua candidata a vice. Ele resolveu disputar as eleições suplementares com um novo vice, mas perdeu.

Na prática, Elias mantém o cargo que já ocupava, porém não mais na condição de “prefeito em exercício”. Ele era presidente da Câmara Municipal de Jaguaruana e assumiu o cargo de maneira interina após oa afastamento de Roberto.

No domingo de eleição 19 pessoas foram ouvidas na Delegacia da Cidade após quatro denúncias de compra de votos terem sido registradas pela Polícia Federal. Dinheiro em espécie e material gráfico de campanha foram apreendidos. Não houve prisões.

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará, desembargador Inácio de Alencar Cortez Neto, esteve no município pela manhã e destacou: “Quero deixar meu agradecimento para todas as pessoas e instituições que colaboraram para o sucesso das eleições suplementares no município de Jaguaruana. Tivemos um dia tranquilo, com ocorrências de simples resolução”.