Batalhão de elite da Polícia francesa realiza treinamento em equipes da Polícia Civil e Militar do Ceará

compartilhar no:
Ao todo, serão 16 policiais que vão ser treinados pela Polícia da França (Foto: SSPDS CE)

Um grupo de 16 agentes de segurança das Polícias Civil (PC-CE) e Militar do Ceará (PMCE) iniciou, nesta segunda-feira (11), um treinamento com uma equipe do Raid, que é a Força de Intervenção da Polícia Nacional (FIPN) da França. O treinamento tem como objetivo aprimorar técnicas de resgate de vítimas em situações extremas. A capacitação, que inclui simulação de resgates em transportes públicos, deve seguir até o próximo dia 22 deste mês.

Na última segunda-feira (11) foi realizada a abertura do curso, com as participações do secretário executivo da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Samuel Elânio, do delegado geral da PC-CE, Sérgio Santos; do coronel comandante-geral da PM-CE, Márcio Oliveira; da consulesa honorária da França no Ceará, madame Fernanda Veras Carapeba; do adido de Polícia adjunto da Embaixada da França no Brasil, comandante Serge Giordano; além do chefe da Coordenadoria de Recursos e Operações Especiais (Core/PC-CE), delegado Antônio Pastor; e do comandante do Comando de Policiamento de Choque (CPChoque/PMCE), tenente-coronel Sinval Sampaio.

Os 16 policiais – sendo oito policiais civis da Core e oito policiais militares do CPChoque – terão mais de 80 horas de treinamento intenso entre os dias 11 e 22 deste mês, tendo a maior parte do tempo em aulas práticas, incluindo treinamento de abordagem em domicílios, de revista e procura, liberação de reféns, táticas de intervenções em metrôs e ônibus, além de técnicas de defesa durante uma intervenção e treino de tiro.

Criada em 1985, o Raid tem 450 agentes e desde 2009 faz parte da Força de Intervenção da Polícia Nacional (FIPN), uma organização que agrupa diversas unidades. O Raid (sigla que em português significa busca, assistência, intervenção e dissuasão) é considerado uma unidade de elite e opera em toda a França, atuando contra o crime organizado, o terrorismo, a tomada de reféns e todas as formas de criminalidade.

De acordo com o delegado geral da Polícia Civil, Sérgio Santos, a realização do curso representa uma valorização dos profissionais. “A qualificação do nosso pessoal é a principal arma no combate aos crimes e às organizações criminosas. Existe uma parceria com o governo francês e essa troca ocorre não só na área de investigação, como na parte tática, a exemplo do curso que se inicia hoje. Esse será um importante momento para o intercâmbio de conhecimento”, ressaltou.