Quixadá inicia nesta quinta (9) vacinação contra Covid-19 em adolescentes a partir de 17 anos

compartilhar no:
Doses serão aplicadas exclusivamente no Ginásio Coberto em adolescentes com nome que constam na lista (Foto: Márcio Guedes/Divulgação)

Quixadá: O município de Quixadá inicia a partir desta quinta-feira (9) a vacinação para o público de adolescentes com idade de 17 anos. A Prefeitura confirmou a informação através das redes sociais. A vacinação acontece apenas no Ginásio Coberto Rinaldo Roger, enquanto as doses para públicos das demais idades serão aplicadas nas unidades básicas de saúde.

De acordo com a Secretaria de Saúde do município poderão ser vacinados apenas os adolescentes que contam o nome na lista que é divulgada no site da Prefeitura de Quixadá. A vacinação acontece a partir das 8h30. “por se tratarem de menores de idade, cada pessoa deve está acompanhado de pai, mãe ou responsável legal, além de portar CPF, Cartão do SUS e Comprovante de Residência”, informou a gestão.

Enquanto o Ginásio Coberto se destina a abrigar unicamente o público de 17 anos, as unidades básicas de saúde espalhadas pelo Município, tanto na sede como nas comunidades da zona rural, serão utilizadas para aplicar as doses nas pessoas que fazem parte dos demais grupos, a partir de 18 anos. Também serão aplicadas a segunda dose em pessoas que já tinham sido vacinados com a primeira dose.

O município de Quixadá tem avançado cada vez mais com a vacinação. Logo no início, quando a ação de imunização contra a Covid-19 teve início em todo o País, a cidade chegava a demorar semanas para poder iniciar a vacinação em um novo público-alvo de idade diferente. Agora, com uma maior quantidade de doses disponíveis, em função da larga escala de fabricação dos diferentes tipos de imunizante, a cidade tem recebido vacinas semanalmente e, por isso, tem avançado cada vez mais com o trabalho de combate à pandemia.

Na quarta-feira (8), o Ceará recebeu mais dois lotes de imunizantes contra Covid-19, que totalizam 275.130 doses. O primeiro, que estava previsto para a última terça-feira (7), mas devido ao feriado de 7 de Setembro foi reagendado para esta quarta-feira, com mais 104.130 doses da Pfizer/BioNTech. Logo em seguida chegou o segundo lote do dia, com mais 171.000 doses, agora de CoronaVac/Butantan.

Em publicação nas redes sociais, o governador Camilo Santana destacou a vacinação dos adolescentes, assim como a importância do cadastramento e confirmação do registro. “Fortaleza e outros municípios já iniciaram a vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos. Porém, o cadastro dessa faixa etária na Secretaria da Saúde ainda está abaixo do esperado no Ceará, com menos de 50%. É fundamental que todos estejam atentos ao cadastramento na Sesa, que pode ser feito pelo site https://digital.saude.ce.gov.br”, reforçou.