Quixadá e outras cidades ficam mais quentes nos meses do B-R-O Bró; entenda o fenômeno

compartilhar no:
Calor aumenta neste período do ano e se torna uma característica dos meses setembro, outubro e novembro Foto: Reprodução/ Rede Vanguarda

O período de setembro a dezembro, conhecido no Ceará como “B-R-O-Bró”-, é marcado por ser, historicamente, o mais quente do ano. Nesta época, as baixas umidades e as altas temperaturas tornam-se ainda mais intensas.

Essa situação torna algumas cidades que já são reconhecidas pelos seus altos índices de calor, como territórios ainda mais quentes. É o caso de Quixadá que, neste período do ano, apresenta temperaturas ambientes ainda mais quentes. Cercada por formações monolíticas, as enormes pedras que circundam o município contribuem paara deixar a cidade com temperaturas ainda mais altas.

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) indicam que, entre agosto e setembro, as normais climatológicas das temperaturas máximas médias variam em cerca de 1ºC.

De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme), entre os municípios monitorados, Sobral e Crateús apresentam as maiores médias de temperaturas máximas neste mês sendo, respectivamente, 36,4 e 35,5°C. Tais dados são referentes a valores mensais e históricos, diferente dos dados diários e pontuais, que podem ser acima ou abaixo.

Além das temperaturas mais elevadas, a baixa umidade do ar, que é inversamente proporcional, pode apresentar valores mais expressivos durante o Br-O-Bró. Na última sexta-feira a Funceme emitiu um novo aviso de baixa umidade do ar válido até a próxima sexta-feira (10). A tendência é que a área indicada no mapa do documento apresente taxas abaixo dos 20%.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), quando as taxas ficam entre 12 e 20%, a umidade pode ser considerada de alerta. Ainda segundo o órgão, o ideal é acima de 60%. O documento elaborado pela Funceme serve para reforçar os cuidados com a saúde, por exemplo, já que, com o tempo muito seco, a OMS recomenda evitar exercícios físicos ao ar livre entre 11h e 15h, além de um reforço na hidratação.