Pais de bebê de nove meses morto afogado em Quixadá são indiciados por homicídio culposo, diz jornal

compartilhar no:
Inquérito foi concluído e enviado à justiça e indiciou os pais por homicídio culposo (foto: RC)

Quixadá: A Polícia Civil do Ceará concluiu o inquérito sobre a morte de um bebê de nove meses no município de Quixadá e indiciou os pais da criança pelo crime de homicídio culposo. Em termos jurídicos, homicídio culposo é aquele em que a morte do outro ocorrem sem que os envolvidos no fato tivessem a intenção de matar. O resultado foi divulgado pelo jornal Diário do Nordeste em reportagem na noite desta terça-feira (21).

As informações foram confirmadas ao jornal pelo delegado titular de Polícia Civil de Quixadá, William Lopes. Em entrevista ao jornal, William afirmou que apesar de todo o choque envolvido no fato, era necessário seguir com as medidas policiais previstas ao caso.

“Entendemos a dor da família e que se trata de uma perda inigualável, mas, como policiais e garantidores da lei, apontamos que eles eram responsáveis e não adotaram as medidas para evitar a fatalidade”, disse o titular da DRPC ao jornal cearense.

O caso aconteceu no último dia 8 de junho, no bairro Campo Novo. A mãe estava em casa com o bebê e outro filho enquanto o pai havia saído. Ao retornar o homem percebeu a ausência do menor. A mãe havia dormido, de acordo com o jornal, e passaram a procurar pelo bebê. O corpo foi encontrado em uma caixa d’água, transformada em piscina no dele da casa.

O Revista Central divulgou a informação na época e detalhou que todo o bairro ficou em choque com a notícia. “De acordo com as primeiras informações acerca deste caso, divulgadas pelo repórter Washigton Luiz (Caveirão), a criança estaria supostamente sem a companhia de pessoas adultas no momento do acidente”.

“Segundo o delegado José William Lopes, o casal reconheceu que o deck improvisado na casa não era seguro. “Na declaração que colhemos, eles citam a previsibilidade de um fato desta natureza. Tanto que a mãe, após o acidente, pediu que o pai esvaziasse a ‘piscina’”, informou o Diário do Nordeste.

O inquérito foi concluído três meses depois, no dia 9 de setembro. Ontem, ao conceder entrevista ao jornal o delegado de Quixadá detalhou que o caso tinha sido enviado à justiça que agora deve pela pena ou o perdão judicial. O casal deve responder pelos crimes de homicídio culposo e um outro também previsto no código penal: aquele em que os responsáveis por alguém agem com omissão no tocante à obrigação de oferecer os cuidados necessários.