Governo Federal vai criar bônus de desconto na conta de luz para quem economizar energia

compartilhar no:
Nova metodologia no cálculo vai permitir que consumidor que economizar tenha bônus na conta de luz (Foto: Thiara Montefusco)

O Ministério de Minas e Energia prometeu que vai criar um bônus para consumidores que gastarem menos energia. O anúncio foi feito pelo secretário de energia elétrica, Christiano Vieira, durante entrevista ao Programa do governo federal A Voz do Brasil.

A medida busca reforçar a adesão a um perfil mais econômicos das famílias brasileiras com gastos de energia elétrica. O Brasil vive sua pior seca nos últimos 91 anos e por conta da escassez, as termoelétrica estão atingindo baixos níveis, elevando o risco de racionamento.

De acordo com Christiano Vieira o bônus será destinado a quem economizar no mínimo 10% de energia entre os meses de setembro e dezembro, se comparado ao mesmo período do ano passado.

“Por exemplo uma família que tinha média de consumo de 100 quilowatt/hora (kWh) nos meses de setembro, outubro, novembro e dezembro de 2020 deverá economizar, no mínimo, 40 kWh entre setembro e dezembro desse ano para fazer jus ao desconto, que será de R$0,50 para cada quilowatt/hora”, disse o secretário.

Segundo Viera a distribuidora informará na tarifa a meta de redução de cada família. O programa será válido para todos os consumidores regulares, sejam eles pessoas físicas ou empresas.

O secretário também falou sobre a campanha do ministério que visa conscientizar os brasileiros acerca da economia de energia, com medidas simples como desligar luzes e ar-condicionado quando o ambiente não está sendo usado e tomar banhos mais curtos, por exemplo.

“São medidas simples em termos de hábitos que podem ser adotadas pelos consumidores e quando a gente olha milhões de famílias todas imbuídas e fazendo esses pequenos cuidados você tem um impacto significativo”, concluiu.

Com informações da Agência Brasil