Festejos de São Francisco das Chagas, em Canindé, acontecem de forma virtual por causa da pandemia

Abertura com hasteamento da bandeira aconteceu de forma virtual sem a tradicional presença de fieis (Foto: reprodução)

Sertões de Canindé: A pandemia da Covid-19 ainda provoca mudanças no cenário cearense de eventos e rompendo tradições de décadas. Em Canindé, por exemplo, a festa em homenagem a São Francisco das Chagas este ano será de forma virtual. A abertura aconteceu na madrugada da última sexta-feira (24) com transmissão ao vivo pelas redes sociais do Santuário.

A solenidade de abertura do festejo iniciou com o hasteamento das bandeiras do Brasil, da cidade Canindé e do padroeiro São Francisco. Após o hasteamento e de forma virtual, o reitor do Santuário Frei Gilmar Nascimento presidiu a Santa Missa que foi concelebrada pelo pároco de Canindé Frei Francisco Édson, pelo Guardião Frei Antônio Rodrigues e pelo padre Silvio.

Este ano o evento traz como tema “São Francisco e a Fraternidade Universal”. A temática foi lançada no início de agosto durante a tradicional celebração do chamado Perdão de Assis, que aconteceu na igreja da Quadra da Gruta, que fica no Santuário.

No feriado do dia 7 de setembro o reitor do santuário, Frei Gilmar, confirmou durante uma coletiva de imprensa que este ano a festa iria ter sua programação restrita à modalidade virtual.

Os fiéis não poderão se aglomerar nos principais pontos turísticos da cidade, por orientações das medidas de segurança e as missas e parte da programação festiva são transmitidas pela internet. As missas serão realizadas com a presença dos romeiros e devotos e as novenas sem público, podendo ser acompanhadas por meio das redes sociais do santuário.

Os batizados ocorrem apenas com a presneça de pais e padrinhos, sem convidados. O momento da coroação franciscana, um dos pontos mais altos da festa, também será transmitido virtualmente e não terá público presencial. A Basílica, Igreja de Nossa Senhora das Dores e Igreja de Cristo Rei (Monte) estarão abertas à visitação durante o dia.