15 municípios cearenses vão participar de pesquisa sobre Covid-19

compartilhar no:
Será coletada uma amostra de sangue dos participantes para identificar a presença de anticorpos contra a doença. — Foto: divulgação

Fortaleza e mais 14 cidades do Ceará vão participar da Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 (Precov) elaborada pelo Ministério da Saúde com o intuito de avaliar a prevalência da infecção pelo vírus. A informação foi divulgada nesta terça-feira (14) pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). A estimativa é que 10.985 pessoas sejam entrevistadas no Ceará.

O estudo busca descrever as características socioeconômicas, demográficas e epidemiológicas dos participantes da pesquisa, observando a magnitude da infecção, além de pretender chegar a cálculos mais precisos da morbidade e da letalidade pela Covid-19.

De acordo com a interlocutora do Vigiar SUS, Viviane Duarte, a partir das informações coletadas, vai ser possível estabelecer estratégias baseadas em evidências. “Esse estudo será de grande importância para o Ceará e para a Sesa, que poderá, com as informações adquiridas, tomar decisões baseadas em evidências, embasando as respostas em saúde pública”, afirma.

Metodologia
Para realizar o estudo, será necessário coletar uma amostra de sangue dos participantes para identificar a presença de anticorpos contra a doença. O IgG, proteínas produzidas pelo organismo com o objetivo de defender o organismo contra agentes infecciosos e suas toxinas, vai apontar quem já foi contaminado e/ou desenvolveu imunidade após a vacinação.

Segundo a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), todas as informações dos participantes serão mantidas em sigilo.

Os municípios cearenses que vão participar da pesquisa são:

Aquiraz
Cascavel
Caucaia
Chorozinho
Eusébio
Fortaleza
Guaiúba
Horizonte
Itaitinga
Maracanaú
Maranguape
Pacajus
Pacatuba
Pindoretama
São Gonçalo do Amarante

Com informações do G1