Termômetros em Piquet Carneiro registram 18º e fica entre as menores temperaturas do Ceará

compartilhar no:
Centro da cidade de Piquet Carneiro (Foto: divulgação)

Região Central: O município de Piquet Carneiro, no Sertão Central, registrou a segunda e a terceira menor temperatura registrada na última terça-feira (17) em todo o Ceará. Os dados fazem parte de uma medição realizada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

De acordo com os números, Piquet Carneiro atingiu as mínimas de 18º na localidade de Barra do Serrote, na zona rural, e ainda uma temperatura mínima de 19º na comunidade de Tataíra, também na região rural. As temperaturas foram registradas próximo das 9h da manhã, de acordo com os dados do órgão.

As baixas temperaturas registradas em Piquet Carneiro sempre impressionam, visto que a cidade está localizada na região do Sertão Central, onde o território geográfico marcado pelo calor e pelas altas temperaturas na maioria das vezes. A menor temperatura registrada no Ceará foi em Barro, na região do Cariri, com 17º.

Apesar de impressionar, as mínimas contabilizadas no Sertão Central pelos termômetros da Funceme não são uma novidade. No ano passado, o Revista Central chegou a noticiar que a cidade estava entre as que tinham os menores índices de temperatura entre todas as cidades do Ceará.

De acordo com a Funceme são os dias mais claros têm colaborado para temperaturas mais amenas na madrugada. “A variação da temperatura ao longo do dia tem relação, principalmente, com a radiação. Em dias com céu limpo, os raios solares atingem a superfície terrestre com maior facilidade por não ter a presença de nuvens para bloquear a passagem. Com isso, aquece mais a superfície terrestre em comparação a dias com céu nublado. Durante a noite, essa radiação dissipada da superfície se perde com mais facilidade, deixando o ambiente com uma menor temperatura”, explicou o órgão.