Quixadá avança público-alvo da vacinação pela 3ª vez na semana e anuncia vacinação em pessoas de 23 anos

compartilhar no:
Público a partir de 23 anos será vacinado no ginásio coberto nesta segunda (23) 9Foto: Prefeitura de Quixadá)

Quixadá: A partir da próxima segunda-feira (23) a vacinação contra a Covid-19 em Quixadá vai passar a imunizar pessoas a partir de 23 anos. A informação foi oficialmente confirmada pela Prefeitura de Quixadá na noite desta sexta-feira (20).

O público-alvo deve ser vacinado no ginásio Rinaldo Roger, a partir das 8h30 da manhã. A Secretaria de Saúde orienta que para ter direito a dose é preciso estar com o nome constando na lista divulgada com a relação das pessoas aptas a tomarem a vacina. Além de constar o nome na lista, a pessoa deverá levar os documentos oficiais como RG, CPF e ainda comprovante de residência.

Essa lista é formada pelos nomes de pessoas que realizaram previamente o cadastro no aplicativo Saúde Digital, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). Há cerca de dois meses a Sesa instituiu como regra obrigatória o cadastramento no aplicativo para que as pessoas possam ter direito a tomar a vacina.

Duelo da vacina

Numa terra essencialmente política com divisões polarizadas, nem a vacinação em Quixadá escapou das estratégias de oposicionistas e da bancada favorável. De um lado, o grupo que defende a eficácia do trabalho realizado. Do outro parte da população que é contrária as medidas e decisões que são tomadas.

Fato é que somente na última semana Quixadá avançou três vezes na vacinação. Primeiro, na segunda-feira (16), anunciou que a partir do dia seguinte vacinaria o público a partir de 28 anos. Dois dias depois, informou pelas redes sociais o início da vacinação para pessoas de 25 anos. E ontem confirmou que as doses serão distribuídas entre pessoas a partir de 23 anos.

Oposicionistas têm feito comparações do avanço da vacinação em outros municípios para fundamentar a lentidão no combate à Covid-19 com a vacina. No entanto, Quixadá é uma cidade maior do que outras cidades. Tem quase cinco vezes mais que a população de Banabuiú, por exemplo, e quase sete vezes mais que a população de Ibaretama.

Na sexta, a Secretaria de Saúde ainda informou que somente em dois dias foram aplicadas quase 3.400 doses, numa espécie de rebate às críticas que têm recebido. “E quando se fala em vacinação, Quixadá bate recorde e dá exemplo”, disse a Prefeitura.