Ceará recebe 61 mil doses de CoronaVac para primeira e segunda dose contra Covid-19

compartilhar no:
A previsão do governo estadual é receber 114.600 doses da Pfizer ainda nesta quarta-feira. Foto: divulgação

O Ceará recebeu, na tarde desta quarta-feira (4), um lote com 61.600 novas doses da vacina CoronaVac contra a Covid-19. O novo carregamento traz imunizantes que vão ser utilizados para aplicação de primeira (D1) e segunda dose (D2) na campanha de vacinação estadual.

“Recebemos no início desta tarde 61.600 doses da CoronaVac, que serão aplicadas para D1 e D2. As vacinas já estão em nossa Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria da Saúde, para distribuição aos municípios cearenses”, publicou o governador Camilo Santana.

A expectativa do Governo do Ceará é receber mais um lote ainda nesta quarta. “Às 19h20, vamos receber um lote com 114.600 doses da Pfizer. Lembro que todos devem estar atentos ao cadastro na Sesa e às listas de vacinação em seus municípios”, reforçou o governador.

Ceará recebe menos doses no Brasil
O Ceará é um dos estados do Brasil que menos recebe vacinas contra a Covid-19 do Ministério da Saúde. A análise consta em um ofício da Secretaria da Saúde do estado (Sesa) e considera os envios de doses para todos os estados do País em relação à população de cada um deles. O documento afirma que “foi detectado que não está havendo proporcionalidade em relação à população quando comparadas as Unidades Federadas”.

O ofício foi assinado pela secretária executiva de Vigilância e Regulação em Saúde, Magda Almeida, e enviado ao chefe da Casa Civil do estado, Chagas Vieira. Foi com base neste documento que Ministério Público do Ceará, Ministério Público Federal, e Ministério Público do Trabalho entraram com uma Ação Civil Pública (ACP), nesta quarta-feira (4), requerendo o envio imediato de doses que deveriam ter sido encaminhadas ao estado.

A ação das autoridades ministeriais pede que seja enviado um total de 1.440.932 de doses adicionais de vacinas contra a Covid-19 para corrigir o déficit decorrente das doses enviadas a menos nos grupos prioritários de idosos e profissionais de saúde.

De acordo com o documento assinado pela Sesa, que considera o envio de imunizantes a todos os estados do País, o Ceará recebeu o equivalente a 71,22% da sua população; o menor índice do Nordeste e o 23º do Brasil como um todo. Quando observados os números de São Paulo e Rio Grande do Sul, por exemplo, o envio de doses corresponde a 98,12% e 93,33% da população desses estados.

“Foi detectado que não está havendo proporcionalidade em relação à população quando comparadas as Unidades Federadas. Nota-se que alguns estados receberam doses relativas à 98,12% da população geral, como é o caso de São Paulo”, escreveu a secretária.
O índice considera a divisão entre a quantidade de doses distribuídas e a população do estado em questão.

Com informações do G1