Número de acidentes envolvendo barragens no Ceará cresceu em 2020, aponta relatório da ANA

compartilhar no:
Entre os casos listados no relatório, está o rompimento de uma estrutura na barragem do município de Jati (Foto: Sistema Verdes Mares)

O número de acidentes com barragens em 2020 no Ceará foi maior do que um ano antes. Foram três ocorrências registradas como rompimento de barragens em Hidrolândia e o famoso caso em Jati, envolvendo a etapa da obras de transposição das águas do Rio São Francisco ao Ceará.

Os dados fazem parte de um relatório da Agência Nacional das Águas (ANA) divulgada essa semana. O documento está em posse do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), que fica responsável pelos cuidados e o acompanhamento das barragens que foram apontadas no relatório.

Curioso notar que dois, dos três acidentes aconteceram num mesmo município: Quiterianópolis. No primeiro registro do relatório da ANA está o caso de cinco barramentos que se romperam no início de 2020 em função de uma obstrução no sangradouro de uma barragem provocado pela presença de vegetação em grande quantidade. O açude estava sangrando com uma lâmina de 60 cm em função das fortes chuvas.

Em março um outro caso de rompimento foi registrado em Quiterianópolis, desta vez envolvendo o rompimento de uma cascata de cinco açudes. Mesmo com o grande número de açudes envolvidos no registro, não houve mortes, conforme detalha o documento da Agência.

Já o terceiro acidente aconteceu envolvendo sete barragens em Hidrolândia. Neste caso cerca de 500 famílias foram prejudicadas tendo que ficar desabrigadas por conta da elevação do nível de dois rios no município, que provocou uma cheia no açude e o consequente rompimento das estruturas.

No caso de incidentes, o mais conhecido foi o rompimento do conduto da barragem de Jati, no dia 21 de agosto do ano passado, que causou a remoção de 2 mil pessoas de áreas sob risco o reservatório. O empreendimento faz parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (Pisf). Uma perícia independente, após três meses, apontou uma falha na montagem e operação das válvulas causou o problema.

Outros incidentes apontados no relatório foram o rompimento de ensecadeira no Açude Granjeiro, no município de Ubajara, sob responsabilidade de uma empresa privada, no dia 1º de fevereiro; e o carreamento de material sólido na drenagem interna da barragem Juburu I, também em Ubajara, acompanhado pela Secretaria de Recursos Hídricos do Estado do Ceará (SRH).

Com informações do jornal Diário do Nordeste