HRSC recebe certificado pela Anvisa de boas práticas de segurança do paciente

compartilhar no:
O processo leva em consideração as metas do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente. Foto: divulgação

Aconteceu na tarde desta terça-feira (13/07), a entrega dos certificados aos hospitais cearenses que participaram da Avaliação Nacional das Práticas de Segurança do Paciente – 2020, sob coordenação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em parceria com o Núcleo de Segurança do Paciente da Vigilância Sanitária do Ceará.

O Hospital Regional Norte (HRN), em Sobral, e o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC), em Quixeramobim, ambos administrados pelo ISGH, foram os únicos hospitais estaduais certificados pela Anvisa por alcançarem 100% de conformidade aos indicadores de práticas de segurança do paciente.

Outros hospitais geridos pelo ISGH também receberam o certificado, como foi o caso do Hospital Geral Dr Waldemar Alcantara (HGWA) com 90,5% e o Hospital Regional do Cariri (HRC) que alcançou 85,7%.

“Estar entre os seis hospitais do Ceará contemplados nesta seleta lista muito nos honra, acima de tudo por sermos um hospital 100% SUS, isto só reflete o comprometimento da nossa equipe com a segurança do paciente e a nossa busca de melhoria constante. Esse resultado extremamente positivo, só aumenta ainda mais a nossa responsabilidade em prestar uma assistência cada vez mais segura”, relata Nárya Maria Gonçalves gerente de risco do HRC.

Camila Peixoto, Gerente de Qualidade e Segurança do ISGH, esteve presente na solenidade e, na ocasião, representou a diretoria do HRC. “Esse certificado representa um reconhecimento da equipe dos hospitais diante de um cenário tão desafiador, o que comprova que as boas práticas de segurança do paciente devem ser trabalhadas como prioridade pelas unidades de saúde”, explica.
O relatório divulgado pela Anvisa avaliava os seguintes aspectos: segurança do paciente com protocolos de prevenção de infecções, cirurgia segura e segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos, entre outros.

O diretor-geral do HGWA, Denys Briand, reforça a importância do certificado como reconhecimento dos trabalhos implantados para a segurança do paciente e as boas práticas no hospital. Para ele, o sentimento é de gratidão em nome de toda a equipe.

“É um momento de grande alegria que reforça que todos os processos que adotamos no hospital estão em alta conformidade. Temos um cuidado muito grande na segurança e na gestão dos ricos visando sempre trabalhar com qualidade. Recebemos o certificado em nome de todos os colaboradores do Waldemar que fazem o hospital e trabalham para ofertar um serviço seguro e de qualidade”, pontua.

O processo leva em consideração as metas do Programa Brasileiro de Segurança do Paciente. Após responder a um questionário, os hospitais têm os dados analisados e confirmados por meio de documentação validada pela Agência. Os serviços de saúde que atingiram 100% de conformidade aos indicadores de práticas de segurança receberam declaração da Agência reconhecendo o pleno desempenho alcançado na avaliação.

O reconhecimento da Anvisa aos hospitais estaduais mostra um empenho no desenvolvimento de boas práticas de segurança do paciente, segundo o gerente de risco do HRN, Kildery Teófilo. “É um reconhecimento da Anvisa de que o hospital desenvolve práticas de segurança do paciente de acordo com metas do programa brasileiro. O HRN possui um núcleo de segurança do paciente que atua no desenvolvimento de estratégias para a qualificação do cuidado pautado na segurança”, avalia. Entre as ações, o núcleo atua na implantação e gerenciamento de protocolos.

“Esse reconhecimento é resultado de um processo que vem sendo construído ao longo dos anos desde a implantação do HRSC e reflete o compromisso da SESA e do ISGH com a qualidade da assistência em saúde oferecida à população cearense”, afirma Jonis Albuquerque, Gerente de Risco do HRSC.