Famílias da zona rural de Caridade terão abastecimento garantido pela Prefeitura através de dessalinizadores

compartilhar no:
Reunião realizada no fim de junho tratou das questões finais sobre o funcionamento do programa no município de Caridade (Foto: SRH)

Região Central: Famílias que residem em cinco comunidades da zona rural do município de Caridade, no Sertão Central cearense, terão a garantia de possuir água de qualidade para o consumo humano na região em que habitam. A Prefeitura do município formalizou um termo de cooperação técnica para assistência de dessalinizadores instalados na região rural.

De acordo com a Secretaria de Recursos Hídricos do estado, o objetivo do termo é priorizar e otimizar o funcionamento dos equipamentos, com estrutura que assegure o monitoramento em tempo hábil que permita o funcionamento sem interrupções prolongadas, mantendo a qualidade da água em níveis aceitáveis.

Os dessalinizadores serão mantidos pela prefeitura por meio da cooperação com o estado, através do Programa Água Doce. Com isso, a população das localidades de São João, Pereiros, Ipueira de Baixo, São Vicente e Humaitá serão beneficiadas.

Conforme a SRH, técnicas da pasta estiveram em Caridade nos últimos dias, e trataram sobre as questões finais que prevê a pactuação para a garantia de funcionamento pleno dos equipamentos. A prefeita de Caridade, Simone Fernandes, participou do encontro.

O Programa Água Doce visa estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de qualidade para o consumo humano por meio do aproveitamento sustentável de águas subterrâneas. No município de Caridade, os cinco dessalinizadores foram entregues pela Secretaria dos Recursos Hídricos no ano de 2016.