Editora e Fundação Cultural lançam livro sobre Profetas da Chuva de Quixadá nesta quarta-feira (21)

compartilhar no:
Livro foi lançado em evento online pela editora e a Fundação Cultural de Quixadá

Quixadá: Na última quarta-feira (21), foi realizado um bate-papo para o lançamento do livro “Os Profetas: Pelo observar da natureza e o desejo de chover”. Com textos de Benedito Teixeira, Cláudia Albuquerque e Ethel de Paula, o livro conta a história dos profetas da chuva e de como homens e mulheres do sertão cearense dominaram dominaram o misticismo e os mistérios do semiárido para prever a chegada da água por meio de observações e experiências de fenômenos naturais.

O livro visa registrar, valorizar e promover os profetas da chuva cearenses, no sentido de salvaguardar os modos de viver e habitar dos povos do sertão nordestino. A proposta do livro é, além de propiciar uma agradável leitura, também gerar um registro documental sobre os saberes desses mestres da cultura, perpassando por algumas contextualizações históricas, sociais e culturais.

O lançamento foi feito em parceria com a In Vento – Assessoria e Produção Cultural, a Secretaria de Cultura/Fundação Cultural de Quixadá. Após o lançamento, vários livros serão doados à Secretaria Municipal de Educação de Quixadá, Fundação Cultural, Academia Quixadaense de Letras e Instituto de Pesquisa e Viola para que a obra esteja disponível em espaços públicos de leitura.

Desde 1996 é realizado o encontro dos profetas da chuva no município de Quixadá. Ao longo dos anos, o evento cresceu e é um dos instrumentos mais importantes para a manutenção desses conhecimentos passados de geração em geração. Helder Cortez, um dos criadores do evento, fala sobre a importância da preservação da tradição “O profeta da chuva é uma cultura que só tem no Nordeste. Tradicionalmente, os profetas e profetisas ensinam as experiências que fizeram nos meses que antecedem a quadra. Cada um tem sua maneira de olhar e entender o que a natureza tem a dizer. São conhecimentos adquiridos e acurados ao longo da vida”

Muitas vezes, a previsão é enquadrada dentro de narrativas, poesias, apelos, reclamações e conselhos. Até 2007, um meteorologista da agência estadual também dava uma previsão. Além das previsões, o roteiro de atividades do encontro também pode incluir palavras de políticos locais ou outras autoridades, homenagens a determinadas pessoas, e apresentações de dança ou de música.

O encontro chegou a sua 25º edição nesse ano e contou com a presença de diversos profetas, estudiosos e líderes comunitários e políticos de toda a região.